ads
Geral -
Prefeitura de João Pessoa alerta população para a violência contra a pessoa idosa
Termômetro da Política
Compartilhe:
Disque 100 acolhe denúncias que envolvem direitos de toda a população (Foto: Ivomar Gomes/PMJP)

Idosos fazem parte dos grupos sociais mais vulneráveis. Diante de situações de violência, na maioria das vezes até mesmo dentro de suas casas, são silenciados. Nesta terça-feira (15) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Em alusão à data e à campanha Junho Violeta, a Secretaria de Saúde de João Pessoa faz um alerta à população sobre o impacto que os diversos tipos de violência causam à saúde dos idosos. Por isso, as equipes de saúde da família e da Policlínica Municipal da Pessoa Idosa estão sempre atentas à identificação dos sinais de maus tratos aos usuários dessa faixa etária.

De acordo com a coordenadora da área técnica da Pessoa Idosa da Secretaria de Saúde, Irene Delgado, o trabalho de prevenção e identificação de sinais de violência é desenvolvido durante os atendimentos nas unidades de saúde da família (USF) e nas visitas domiciliares. “Além do impacto na saúde, a pandemia está colocando as pessoas idosas em maior risco de pobreza, discriminação e isolamento. Portanto, ampliando a violência doméstica contra esta população devido ao aumento de sua convivência familiar, já que geralmente o agressor é um parente”, afirmou.

Veja também
Janssen adia entrega de 3 milhões de vacinas contra covid-19 ao Brasil

O trabalho das equipes de saúde da família é executado em conjunto com o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Prefeitura, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Delegacia do Idoso e Ministério Público da Paraíba. “Sempre orientamos os usuários das unidades que, em caso de suspeita de violência contra o idoso, qualquer pessoa pode ligar para o Disque 100, anonimamente, e relatar a situação”, destacou Irene Delgado.

Disque 100 para denúncias

O Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, acolhe denúncias que envolvem direitos de toda a população, especialmente os Grupos Sociais Vulneráveis, como crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, idosos, pessoas com deficiência e população LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). O serviço funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados.

Outro número que a população de João Pessoa pode ligar para denunciar este tipo de violência é o 3218-9816, do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Junho Violeta

Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa em 2006. Por isso, o Junho Violeta é um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra essa população. O objetivo da campanha é despertar a sociedade, como um todo, no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que vem sofrendo.

Fonte: PMJP

Compartilhe:
Palavras-chave
idosospmjp