Cultura -
Curso aborda enfrentamento ao racismo institucional e intolerância religiosa
Termômetro da Política
Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/PMJP)

A Casa de Cultura Ilé Asé d’Osoguiã (CCIAO) inscreve, até 30 de junho, para a segunda edição do Curso de Formação Continuada voltado para o Enfrentamento ao Racismo Institucional e à Intolerância Religiosa. Produzido pela Griot Assessoria Educacional com recursos do Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (FMDCA), da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa, o curso é gratuito e acontece via plataforma Udemy. As vagas são limitadas.

“Ano passado, nós fizemos também. Tivemos cem alunos do Brasil inteiro, do Norte até a região Sul. O curso seria presencial só para João Pessoa, mas com a pandemia, desenvolvemos uma plataforma. Este ano, estamos no módulo 2, que é totalmente em plataforma EAD. As aulas são gravadas e os recursos oriundos do FMDCA”, declarou Mãe Tuca D’Osoguiá, diretora da CCIAO.

Segundo Mãe Tuca, a proposta do curso parte da experiência da instituição no trabalho “pretagógico griô” com os princípios da cosmogonia africana nagô, ancorado nos valores civilizatórios afro-brasileiros, e ainda da bagagem praxeológica das educadoras sociais dentro dos temas propostos pelo Projeto Sankofa.

O Sankofa atua com aulas remotas e diálogos para a construção de um Plano de Combate ao Racismo Institucional e Intolerância Religiosa (PCRIIR) que deve ser implementado na formação, capacitação e ensino público e privado, para educadores, gestores, acadêmicos e militantes. O conteúdo programático será composto por cinco oficinas com atividades, cujas respostas irão contribuir para a construção do PCRIIR, que será discutido com estados e municípios da localidade de cada inscrito, de acordo com o protagonismo assumido pelo coletivo.

“Acho primordial o trabalho que está sendo pela Casa de Cultura. Sensibiliza as pessoas sobre a temática do racismo e intolerância religiosa, que são inadmissíveis num país livre e democrático como o nosso. O FMDCA visa apoiar esse tipo de iniciativa, aplicando os recursos em trabalhos tão importantes como esse”, frisou a gestora de recursos do FMDCA, Ana Valéria Pereira Vieira.

O curso

Ao todo, serão cinco oficinas com temas variados, desde o imaginário social e representações sobre o pertencimento racial por meio de questões sobre o que é ser negro e o que é ser branco na sociedade brasileira. Também abordam a discriminação e o racismo e discutem sobre a ideologia racista em todas as suas vertentes, sobretudo, no âmbito dos processos educativos. Será discutida ainda a possibilidade de aplicação de um PCRIIR nos processos educativos, de formação e capacitação, nas áreas da saúde, educação e assistência social.

Início do curso

O curso começa no dia 08 de julho, com carga horária de 25 horas. Para se inscrever, basta acessar este link. É necessário o uso do e-mail pessoal para se inscrever na plataforma Udemy, onde o curso será realizado.

Fonte: PMJP

Compartilhe: