Geral -
Prefeitura de João Pessoa lança campanha digital para combater violência contra mulheres
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Campanha com função educativa lançada para o Dia dos Namorados continua circulando nas redes sociais e por meio de aplicativos de mensagens instantâneas (Foto: Reprodução/Instagram)

A campanha digital “Quem ama abraça”, lançada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), discute a partir de cards educativos a violência doméstica e relacionamentos abusivos. Os cards foram publicados nas redes sociais da prefeitura, como Instagram e Facebook.

A ação foi criada especialmente para o Dia dos Namorados e continua a circular nas redes sociais digitais e por aplicativos de mensagens instantâneas. A campanha explica os vários tipos de violência, como a sexual, patrimonial, psicológica e física, além de convidar a vítima a denunciar e procurar ajuda.

A assessoria de imprensa da SEPPM afirma que o objetivo da campanha é não deixar o dia passar batido, já que é uma data romântica e os agressores costumam aproveitar para reatar o relacionamento abusivo.

“O Dia dos Namorados é uma data em que as pessoas costumam romantizar o relacionamento e o agressor tenta convencer a mulher que ele vai mudar, pois é uma data romântica. A campanha era para mostrar os tipos de violência e mostrar que em João Pessoa as vítimas podem ser acolhidas dentro da prefeitura, através dos serviços de acolhimento”, explicou a assessoria.

Violência contra a mulher é crime

A pandemia de covid-19 impôs para as mulheres vítimas de violência um maior contato com seu agressor, devido ao isolamento social e às restrições. A presença intensa e duradoura com o agressor constrange a vítima e torna mais difícil a realização das denúncias.

Segundo o anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2020, em comparação a anos anteriores, os crimes registrados contra mulheres foram menores em 12 estados, configurando uma subnotificação. Apesar disso, o feminicídio teve alta de 1,2% e as ligações para 190 aumentaram 3,9%.

Em João Pessoa, as vítimas podem denunciar de forma presencial nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), procurar ajuda psicológica, jurídica ou social no Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra por meio do número 0800 283 3883, ou solicitar a Ronda Maria da Penha pelo telefone 153.

A Ronda Maria da Penha, reativada em Março deste ano, é realizada pela Guarda Civil Municipal e protege vítimas de violência doméstica e familiar que possuem medida protetiva concedida pela Justiça, através do monitoramento, rondas diárias e, se necessário, realizando a prisão dos agressores.

Medidas protetivas também podem ser renovadas on-line ou por telefone, através do formulário (bit.ly/ medidasprotetivaspb) ou pelos números (83) 99146-7175 (Todo o Estado), (83) 98826-8834 (Campina Grande) e (83) 99400-7022 (Cariri).

Vítimas e testemunhas também podem denunciar situações de violência doméstica pela Central de Atendimento à Mulher (180), em casos de emergência a Polícia Militar (190) e para denúncias anônimas à Polícia Civil (197). Para casos sem violência física ou sexual, pode ser registrado boletim de ocorrência on-line por meio do site www.delegacia online.pb.gov.br.

Compartilhe: