Geral -
João Azevêdo anuncia parceria entre Paraíba e Médicos Sem Fronteiras para o enfrentamento da pandemia de covid-19
Termômetro da Política
Compartilhe:
Paraíba receberá suporte de uma das maiores organizações de saúde do mundo (Foto: Reprodução/Instagram/Médicos Sem Fronteiras)

A Paraíba receberá um reforço de pessoal para o enfrentamento da pandemia de covid-19. O governador João Azevêdo (Cidadania) anunciou na tarde desta terça-feira (22), por meio de suas redes sociais, a parceria firmada entre o Governo do Estado e a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF). De acordo com o governador, no primeiro momento eles irão atuar “para aumentar a capacidade de testagem na 6ª região [Sertão] e assim ajudar a reduzir a transmissão”.

Veja também
João Azevêdo firma parceria com Unicef para fortalecer políticas públicas para crianças e adolescentes na Paraíba

João Azevêdo antecipou que os profissionais da MSF também poderão contribuir, em uma fase mais adiante, com equipes médicas nos cuidados intensivos de pacientes acometidos pela covid-19.

Sobre a MSF

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias. Também é missão da MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos.

A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto socorriam vítimas em meio a uma guerra civil brutal, os profissionais perceberam as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos, que faziam com que muitos se calassem, ainda que diante de situações gritantes. MSF surge, então, como uma organização humanitária que associa ajuda médica e sensibilização do público sobre o sofrimento de seus pacientes, dando visibilidade a realidades que não podem permanecer negligenciadas. Em 1999, MSF recebeu o prêmio Nobel da Paz.

Com informações da MSF.

Compartilhe: