ads
Política -
Em audiência com o ministro da Saúde, Wilson Santiago trata sobre Lacen do Sertão e outras pautas para a Paraíba
Termômetro da Política
Compartilhe:
Wilson Santiago (à direita) ainda solicitou a destinação de recursos para custeio da saúde em vários municípios paraibanos (Foto: Divulgação)

O deputado federal Wilson Santiago (PTB) esteve na tarde dessa terça-feira (22) no Ministério da Saúde, em Brasília, onde foi recebido pelo ministro Marcelo Queiroga. Eles trataram sobre diversos pleitos na área de saúde para os municípios paraibanos. Entre as várias pautas, discutiram sobre os trâmites para a implantação de uma unidade do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen) no município de Sousa; ampliação da rede do Samu; aquisição de equipamentos para hospitais; recursos para custeio da saúde; destinação de novas ambulâncias, entre outros.

Wilson Santiago esteve acompanhado da secretária de Saúde de Sousa, Amanda Silveira; do presidente da Câmara, Radamés Estrela e do prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes. O Lacen de Sousa irá oferecer os mesmos serviços da unidade sediada em João Pessoa. “Avançamos bastante nesse pleito e em breve o Lacen será uma realidade. Esse projeto faz parte da intenção do Ministério da Saúde em interiorizar a oferta dos serviços de saúde e evitar que os pacientes do Sertão tenham que se deslocar para a capital”, afirmou o deputado.

Veja também
Governo da Paraíba confirma concurso para a saúde

Wilson acrescentou que falta apenas o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba decidirem o local onde o laboratório irá funcionar. Uma das opções é que seja implantado no prédio do Hospital Regional de Sousa.

O Lacen no Sertão da Paraíba deverá oferecer inúmeros serviços para toda a população da região, como exames de dengue, chikungunya, zika, febre amarela, influenza, covid-19, leishmanioses, entre outros. Além disso, poderá ser feito o trabalho de análise da água para consumo humano.

Mais reivindicações

Além do Lacen, o deputado Wilson Santiago discutiu sobre investimentos para a área de saúde direcionados para vários municípios paraibanos. O deputado reivindicou a ampliação do Samu no município de Sousa, com abertura de novas unidades nas comunidades de Lagoa das Estrelas e distrito de São Gonçalo; além da abertura de unidades do Samu nos municípios de Poço de José de Moura e Poço Dantas.

Wilson Santiago ainda solicitou a destinação de recursos para custeio da saúde em vários municípios paraibanos, novas ambulâncias e ainda aquisição de equipamentos de ultrassom e raio-x para os hospitais do Estado. “O ministro Marcelo Queiroga tem demonstrado empenho em encaminhar benefícios para a área de saúde em todas as regiões do Estado e iremos continuar lutando para que cada vez mais investimentos sejam destinados para a área”, concluiu Wilson.

Fonte: assessoria de imprensa do deputado Wilson Santiago

Compartilhe: