Cultura -
Novo álbum de Marisa Monte, “Portas” evoca o Sol para iluminar dias melhores
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
“Portas” conduz para a realidade alternativa de um mundo sem pandemia e genocídio (Imagem: Reprodução)

Imagine a cena: você dentro de uma casa – pense que a casa é o Brasil em 2021 – que está um caos, sangue e mortos para todos os lados, mentiras e nenhuma esperança de um amanhã melhor. Mas no meio dela, há uma piscina transbordando otimismo e positividade. “Portas” é como mergulhar 49 minutos em bons sentimentos e em uma realidade alternativa de um mundo sem pandemia e genocídio.

Após 10 anos sem um novo trabalho, Marisa Monte comemorou seu aniversário de 54 anos entregando um presente para o público: um álbum com 16 faixas inéditas, com composições autorais e em parceria com Arnaldo Antunes, Dadi, Chico Brown (filho de Carlinhos Brown), Pretinho da Serrinha, Nando Reis, Marcelo Camelo, Seu Jorge e outros.

O álbum visual, disponível no YouTube, e a capa transbordam um universo multicolorido criado pela artista Marcela Cantuária.

Junto ao álbum, Marisa também lançou o clipe da faixa “Portas”, com produção de Giovanni Bianco que assinou o clipe de Girl From Rio da Anitta, mas também já trabalhou com Madonna, Gisele Bündchen e produziu editoriais para a Vogue Itália. O clipe está ocupando o quinto lugar nos Trending Videos (em alta) do YouTube Brasil.

O single “Calma” foi lançado dia 11 de junho e está próximo de alcançar 1 milhão de reproduções no Spotify. A artista canta o otimismo e pede, como o título diz, calma. Em “Portas”, ela aborda possibilidades e nossas escolhas. Marisa também explora o amor nas faixas “Quanto Tempo”, “Totalmente Seu” e “Medo do Perigo”. Já em “A língua dos animais”, ela invoca os instintos e a pura beleza da natureza.

O álbum é uma obra quase saudosista ao lembrar de um nascer do sol em ritmo de samba, após assistir à Portela desfilar descrita na faixa “Elegante Amanhecer”. Na última música do álbum, “Pra Melhorar”, uma parceria com Seu Jorge e Flor, Marisa convida o ouvinte a esperar o Sol chegar para derreter as nuvens negras.

O Sol é um elemento presente em muitas faixas de “Portas”, que se apresenta sempre atuando para afastar a escuridão e garantir dias melhores. O álbum poderia ser considerado esse grande Sol, já que por um breve instante faz a gente pensar que tudo vai ficar bem e enche nosso coração de bons sentimentos e grandes esperanças. É a trilha sonora perfeita para tirar férias por alguns minutos do Brasil.

Compartilhe:
Palavras-chave
álbummarisa monte