Política -
Ministério Público instaura procedimento investigatório criminal contra prefeita no Sertão
Termômetro da Política
Compartilhe:
Em Uiraúna, a prefeita Leninha de Chico Romão, como é conhecida na cidade, é suspeita de ter promovido aglomeração na porta de sua casa, confrontando as medidas sanitárias de enfrentamento à covid-19 (Foto: Reprodução/Instagram/leninha.romao)

Se nem a bandeira vermelha, nem o alto índice de internações e mortes em decorrência da covid-19 foram suficientes para frear a prefeita de Uiraúna, talvez o Ministério Público da Paraíba consiga garantir a segurança da população no enfrentamento à covid-19. A Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa do Ministério Público da Paraíba (CCrimp/MPPB) instaurou um procedimento investigatório criminal (PIC) para apurar ato da prefeita Maria Sulene Dantas Sarmento, conhecida na cidade como Leninha de Chico Romão, ao convidar a população para queima de fogos que resultou em grave aglomeração de pessoas sem uso de máscaras no município.

O PIC apura a prática, em tese, de infração de medida sanitária preventiva (artigo 268 do Código Penal) e incitação ao crime (artigo 286 do Código Penal). Caso sejam confirmados os crimes, Leninha poderá até ser afastada do cargo de prefeita, diante de um eventual processo de impeachment.

Veja também
Entidades denunciam prefeita Karla Pimentel ao Ministério Público por quebra de eficiência de serviços à população

A Portaria nº 67/2021, que instaura o PIC, foi assinada pelo 1º subprocurador-geral de Justiça e presidente da Ccrimp, Alcides Jansen, nessa segunda-feira (5). De acordo com a documento, foi instaurada uma notícia de fato com base em informações de que a prefeita de Uiraúna, em áudio divulgado no último dia 29 de junho, fez convite para uma queima de fogos a fim de que os munícipes tomassem conhecimento e comemorassem a conquista pelo governo municipal de verbas públicas por emendas parlamentares, dentre elas, a de R$ 5 milhões para dar início à construção de um hospital.

Na portaria, é destacado que o Decreto Municipal nº 48, de 14 junho de 2021, proíbe a realização de queima e a comercialização de fogos de artifícios, independentemente de sua potencialidade e alcance, em espaços públicos e privados, e prevê, inclusive, que o descumprimento das determinações previstas no ato normativo configura o crime previsto no artigo 268 do Código Penal.

Além da queima de fogos, a comemoração proposta pela prefeita resultou em uma carreata com carro de som e aglomerações nas ruas da cidade, conforme se verifica dos vídeos e links constantes dos autos. 

Ainda conforme a portaria, na 28º Avaliação do Plano Novo Normal, iniciada em 28 de junho de 2021, o município de Uiraúna se encontrava em bandeira vermelha. Por isso, foi instaurado o PIC para análise dos indícios de atos ilícitos com vistas à caracterização de materialidade, bem como da respectiva autoria

A portaria designa os promotores de Justiça integrantes da CCrimp para, conjunta ou separadamente, instruir o PIC, delegando-lhes atribuições para expedir notificações, colher depoimentos, requisitar documentos e praticar todos os atos executórios necessários à completa instrução do feito.

Prefeita justifica que não chamou ninguém

Em nota divulgada em seu perfil no Instagram, a prefeita Leninha de Chico Romão alega que não chamou ninguém para a porta de sua casa. A gestora justifica que o áudio vazado, que resultou em grande aglomeração de pessoas sem máscaras, teria sido enviado apenas para um grupo de seis vereadores.

Com informações do MPPB

Compartilhe:
Palavras-chave
leninhamppbuiraúna