Geral -
Simulação de observatório da UFPB mostra caos em cenário sem vacina para idosos
Termômetro da Política
Compartilhe:

Uma simulação realizada pelo Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba (OBSRUFPB) vislumbrou um hipotético cenário de caos na saúde pública da Paraíba. O gráfico (ver acima) mostra elevado número de internações de idosos em decorrência da covid-19, caso a população da faixa etária acima de 60 anos não estivesse vacinada contra a doença. Na mesma imagem é possível perceber a diferença da simulação, em azul, para o cenário real, em laranja, graças à vacinação contra a doença.

O acompanhamento que vem sendo realizado pelos pesquisadores do OBSRUFPB também confirma, em demais dados, a redução nas internações entre indivíduos que integram as faixas etárias já amplamente alcançadas pela vacinação contra a covid-19. De acordo com o observatório, houve alta nas internações de pessoas mais jovens. Entre os mais velhos, o índice começa a cair drasticamente a partir de abril, com o avanço da vacinação.

Confira nos gráficos a seguir a curva de internações por covid-19 e suas respectivas variações com base nas faixas etárias:

Queda no número de mortes

Assim como houve redução nas internações, caiu também o número de mortos pela doença. O Boletim Epidemiológico (BE) nº 75 registrou uma queda significativa no registro de óbitos da população idosa da Paraíba por covid-19. O documento aponta que, em janeiro de 2021, 80% dos óbitos atingiam pessoas com 60 anos ou mais, mas no período compreendido de 23 de maio a 19 de junho de 2021, observa-se uma redução de 50% dos óbitos. A última atualização apontou ainda um aumento na perda de vidas nas faixas etárias mais jovens. Os dados são do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP – Gripe).

Os dados indicam resultado expressivo diretamente ligado à vacinação, prova de que o número de internações e mortes poderia ter sido menor caso as vacinas tivessem chegado antes à população.

Com informações da Secom-PB

Compartilhe: