Geral -
Projeto de extensão oferece assistência psicopedagógica a estudantes da UFPB
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Projeto busca melhorar a vida acadêmica dos estudantes (Imagem: Divulgação)

Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que possuem dificuldades de aprendizado podem contar com o amparo de um projeto de extensão que oferece atendimento psicopedagógico, além de encaminhar aqueles que necessitam de assistência psicológica para setores especializados. O Centro de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (CaPpes) atua desde 2018 e, segundo a coordenadora do projeto, Adriana Gaião, apenas no ano passado atendeu mais de 300 alunos.

A coordenadora explica que o perfil dos estudantes que procuram o projeto são aqueles com algum tipo de dificuldade nas aulas, que sofrem de estresse, ansiedade, medo, depressão ou comportamento suicida. Aqueles que precisam exclusivamente de apoio psicológico ou que procuram diagnóstico são encaminhados para unidades parceiras especializadas. Cada aluno inscrito tem uma hora de atendimento com um aluno do curso de psicopedagogia, por meio da ferramenta Google Meet.

Veja também
Escândalo da Covaxin: Anvisa encerra estudos clínicos para uso da vacina no Brasil

Dependendo da necessidade de cada aluno, a equipe oferece alternativas para melhorar a vida acadêmica ou um formato diferente de aprendizado, como a organização de horários e produção de mapas mentais. O projeto também beneficia estudantes de Psicopedagogia, que podem colocar em prática os seus conhecimentos. Segundo Adriana Gaião, nove universitários estão aptos para fazer o atendimento.

O projeto surgiu das queixas dos próprios alunos que relataram vontade de deixar a universidade e que não sabiam lidar com o dia a dia no ambiente acadêmico. A coordenadora explica que a universidade pode ser um espaço que nem todos estão preparados para enfrentar, parte pela pressão ou competição estabelecida.

As inscrições podem ser realizadas por um formulário que fica disponível no perfil oficial do CaPpe no Instagram. Esse também é um espaço onde são compartilhadas dicas para melhorar o aprendizado e diferentes técnicas de estudo.

Compartilhe:
Palavras-chave
psicopedagogiaufpb