ads
Geral -
Milho e café constroem o legado de 70 anos da São Braz
Termômetro da Política
Compartilhe:
Após 70 anos no mercado, empresa tem mais de 1,6 mil funcionários e produz 18 mil toneladas de alimentos por mês (Foto: Divulgação/São Braz)

A farinha de milho e o café formam a base da maior empresa da indústria de alimentos da Paraíba e uma das maiores do Nordeste, a São Braz. Após 70 anos no mercado, a empresa produz mais de 200 mercadorias diferentes, em 12 linhas industriais, sendo 18 mil toneladas de alimentos por mês. Toda essa produção está centralizada no município de Cabedelo, na Paraíba, onde trabalham mais de mil funcionários.

Fundada em 1951, a São Braz se tornou referência na torrefação do café, a sexta maior do país, e na farinha de milho, que dá origem ao famoso cuscuz. Em 2020, teve o seu café gourmet eleito como o melhor na categoria Torrado e Moído de Grande Porte, em um concurso nacional sobre a qualidade do café, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café.

No ano passado, a farinha de milho também teve destaque, alavancando as vendas da empresa. Por ser um produto muito barato, tornou-se mais acessível para populações que se encontram em vulnerabilidade de renda. Mesmo com a pandemia, a São Braz apresentou crescimento de 18,5% em comparação a 2019, com um faturamento de R$ 800,8 milhões. A receita líquida aumentou 16,4% e atingiu o valor de 672,6 milhões.

Veja também
Ministério do Turismo oferece 3,8 mil vagas para cursos gratuitos de inglês e espanhol

Na Paraíba, a empresa é uma das maiores contribuintes de ICMS. Em 2020, a São Braz pagou ao Estado cerca de R$ 17 milhões em tributos e, no ranking, é a sétima maior contribuinte. Além disso, gera 1.621 empregos diretos e 4.800 indiretos.

Uma história de pioneirismo

A empresa é marcada pelo pioneirismo nas áreas de tecnologia e distribuição, na Paraíba e no Brasil, apostando em itens como computadores ainda na década de 70 e novas técnicas de produção.

Antes de ser São Braz, a empresa foi conhecida por outros nomes, como José Carlos & Filho (1951), levando o nome de pai e filho que fundaram a empresa; Indústria e Comércio José Carlos Ltda (1959); e, finalmente, São Braz S.A. Indústria e Comércio de Alimentos (1985).

Apenas 8 anos após seu surgimento, a marca já tinha produtos com destaque, como o Colorífico, o Café São Braz e a Fubá Águia de Ouro. Em 1974, eles lançaram a farinha de milho Vitamilho, que se tornou líder de mercado.

O café e o fubá de milho começaram a ser distribuídos em barracas, mercearias, bodegas e carrinhos azuis, cor que entrou para a identidade visual da empresa. Com a evolução dos automóveis, foi uma das pioneiras na utilização das caminhonetes, porém, a falta de combustível diante da escassez da Segunda Guerra Mundial forçou a utilização de carroças em Campina Grande.

Após a morte de José Carlos da Silva, em 1964, seu filho assumiu como diretor-superintendente. A empresa entrou em processo de expansão e abre filiais em Natal (RN), Sousa (PB), Recife (PE) e Caruaru (PE).

Em 1991, todas as unidades de produção passaram a funcionar em Cabedelo, que possui um ponto estratégico de distribuição: o maior porto do Estado. Virando os anos 2000, a São Braz retornou para o mercado da farinha de milho com duas novas marcas e se tornou novamente a líder da categoria.

A empresa também foi a primeira totalmente privada a ter um computador para auxiliar os processos, em 1976. Era uma novidade tão grande que a máquina virou ponto turístico, levando pessoas a visitarem a fábrica só para conhecer o que era um computador. Naquela época, o equipamento só executava uma tarefa por vez.

A São Braz também foi pioneira no Brasil na pré-gelatinização do amido de milho por extrusão, técnica que possibilita a fabricação de muitos produtos, incluindo o salgadinho de milho “Pippo’s”.

José Carlos da Silva Júnior

Aos 94 anos, o presidente do Grupo São Braz, José Carlos da Silva Júnior, faleceu em decorrência da covid-19. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória em março de 2021, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado. Deixou um legado de 57 anos na presidência da empresa, além de participações políticas no Estado da Paraíba como vice-governador na chapa de Wilson Braga (1982) e suplente de senador nos anos de 1996, 1997 e 1999.

José Carlos também foi presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), Sindicato do Milho, Torrefação de Café e Refinação do Sal do Estado da Paraíba, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), diretor da Bolsa de Mercadorias da Paraíba, foi conselheiro da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Associação Comercial de Campina Grande.

Promoção

Para comemorar as sete décadas no mercado, a São Braz vai premiar dez carros e um apartamento, sendo mais de 1 milhão em prêmios. De maio até setembro, a cada 4 produtos cadastrados no site da promoção, a empresa dará um número da sorte para concorrer ao prêmio. Se o produto for um Café São Braz, o consumidor ganhará um número extra. Clique aqui para acessar o site da promoção.

Com informações da São Braz.

Compartilhe:
Palavras-chave
cafémilhosão braz