ads
Geral -
Caravana do Cuidar realiza 481 atendimentos no Valentina e chega a Cruz das Armas nesta terça
Termômetro da Política
Compartilhe:
Foram registrados 481 atendimentos nos estandes de assistência social, saúde, empregabilidade e direitos do consumidor (Foto: Divulgação/PMJP)

A semana chegou com oferta de serviços de cidadania para os moradores do Valentina Figueiredo. Nessa segunda-feira (2), a Prefeitura de João Pessoa levou ao bairro a Caravana do Cuidar. Durante cinco horas de ação, foram registrados 481 atendimentos nos estandes de assistência social, saúde, empregabilidade e direitos do consumidor. Nesta terça-feira (3), o projeto estará em Cruz das Armas, das 8h às 13h, em frente ao 15º Batalhão de Infantaria Motorizado. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente..

O prefeito Cícero Lucena (PP) e o vice-prefeito Leo Bezerra (Cidadania) estiveram presentes na Caravana do Cuidar, no Valentina, acompanhados por secretários da gestão municipal. Segundo o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha, a ação foi um verdadeiro sucesso. “A população já abraçou o projeto e tem aproveitado os serviços ao máximo, dando resolução a demandas adiadas, muitas vezes, por anos. E ficamos muito felizes em ver tanta gente sendo atendida e os benefícios que o trabalho de nossas equipes têm proporcionado a essas pessoas”, comemorou.

Veja também
Câmara de João Pessoa inicia programação especial de aniversário da cidade

As atividades desta segunda aconteceram em estrutura montada ao lado do Mercado Público do Valentina. Foi uma grande oportunidade para gente como o aposentado Rogério Saraiva, que reside no bairro. “Vim focado no teste rápido da covid-19, mas, chegando aqui, acabei fazendo também o teste da hepatite. Ainda falei com uma nutricionista. Eu tinha deixado de comer várias coisas por conta da gastrite. Com a orientação profissional, pude descobrir o que inserir em minha alimentação. Fiquei muito feliz com o atendimento”, contou.

Balanço

Do total de atendimentos realizados pelas equipes do projeto no Valentina, 73 foram de atualização de cadastros no Bolsa Família; 77 testes de Covid-19 e 66 de hepatite, sífilis e HIV; 52 no Sine-JP; 50 cadastros no CadÚnico; 49 vacinas contra hepatite B e tétano, além da tríplice viral; 59 aferições de glicemia e pressão arterial; 14 no Procon-JP; 25 de auriculoterapia; dez procedimentos odontológicos; dez encaminhamentos para adesão ao programa Criança Feliz; e seis cadastros no Acessuas Trabalho.

Cultura Popular

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que trabalha em parceria com as demais secretarias municipais, passa a integrar a Caravana do Cuidar. Na véspera da data em que se comemora o Dia do Capoeirista – 3 de agosto -, a Fundação levou uma apresentação de capoeira da Mestra Malu e do Mestre Dário.

“Estamos com essa experiência fazendo dois movimentos: primeiro, valorizando a cultura popular em vários ambientes da cidade de João Pessoa, e estamos prosseguindo com uma decisão administrativa e também política do prefeito Cícero Lucena, de trabalharmos de maneira integrada com diversas secretarias. Assim, a Funjope se solidariza e participa de maneira ativa junto com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania”, avaliou o secretário executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ana Maria Gomes, chefe da Divisão de Culturas Populares da Funjope, contou que o grupo de capoeira é do bairro do Roger e tem um trabalho social de resgate realizado com os jovens. “O grupo desenvolve ainda atividades de suporte dos fóruns e Associação dos Capoeiristas. Mestra Malu e do Mestre Dário têm um trabalho muito forte voltado para o resgate dos adolescentes”, declarou.

Programação

Celebrando o aniversário de 436 anos da capital paraibana, a Caravana do Cuidar estará em um local diferente a cada dia desta semana. Além do Valentina, nesta segunda, e Cruz das Armas, nesta terça, o projeto estará no Cidade Verde (Bairro das Indústrias), na quarta; no Parque Sólon de Lucena, na quinta; e no Alto do Mateus, na sexta. Os atendimentos acontecem sempre das 8h às 13h.

Parceiros

O projeto Caravana do Cuidar, realizado pela Sedhuc, conta com o apoio de secretarias parceiras e promove uma roda itinerante de serviços de assistência social, saúde, empregabilidade e direito do consumidor pelos bairros da cidade. Para promover a Caravana do Cuidar, a Sedhuc conta com o apoio daSecretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest); da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP); da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); do Procon-JP; e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Fonte: PMJP

Compartilhe: