Geral -
5 de agosto: divergência nos feriados de Aniversário de João Pessoa e da Fundação da Paraíba confunde pessoenses
Termômetro da Política
Compartilhe:
Prefeitura de João Pessoa manteve manteve a celebração de aniversário da cidade, já que o feriado não havia sido antecipado no município. (Foto: Felipe Gesteira)

Depois de muito confusão entre escolas, comércio, empresários da construção civil e demais setores, a Prefeitura de João Pessoa confirmou o feriado desta quinta-feira, 5 de Agosto, em comemoração pelo aniversário de 436 anos da capital e celebração do Dia de Nossa Senhora das Neves, a padroeira da cidade.

A confusão se deu porque, em tese, o feriado já havia sido “pago”. Em março, o Governo da Paraíba antecipou o feriado de 5 de Agosto para o dia 1 de Abril, por meio da Medida Provisória 295, como forma de conter a disseminação da covid-19 no estado. No calendário estadual, a data faz referência à Fundação da Paraíba. A data foi antecipada junto aos feriados de Tiradentes (21 de abril) e Corpus Christi (3 de junho).

A fundação do Estado e o aniversário da capital João Pessoa são datas celebradas no mesmo dia, mas por serem feriados diferentes — o primeiro é uma comemoração estadual e o segundo é municipal —, a Prefeitura de João Pessoa manteve a celebração de aniversário da cidade, já que o feriado não havia sido antecipado no município.

Colaborou Grace Vasconcelos.

Compartilhe: