Cultura -
Fundação Casa de José Américo reabre neste sábado
Termômetro da Política
Compartilhe:
O Museu e o Arquivo ficarão abertos ao público de terça a domingo, das 9h às 16h (Foto: Divulgação/Secom-PB)

A Fundação Casa de José Américo retoma às atividades, a partir deste final de semana, após um ano e quatro meses fechada ao público. No sábado (7), reinicia o projeto “Acesso Cidadão”, com atividades simultâneas de lazer, esporte, arte e cultura”. No domingo (8), abrem  ao público o Museu Casa de José Américo, com toda originalidade do recanto, onde o patrono viveu os seus últimos anos de vida e os Arquivos dos ex-governadores e personalidades paraibanas, com horários de visitação das 9h às 16h.
 
O Acesso Cidadão acontece na praia, em frente à FCJA, com o objetivo de promover a inclusão social e permitir a acessibilidade às pessoas com deficiências ou mobilidades reduzidas. Este público específico contará com uma novidade especial de um conjunto de acessibilidade vertical. Ao longo do recesso, foi providenciada a instalação de uma plataforma elevatória para cadeirantes, no Museu, e um elevador para PCD (pessoas com deficiências), no prédio do Arquivo, com recursos auditivos no percurso dos três pavimentos.

Veja também
Governo da Paraíba nega aumento ou criação de imposto para quem tem energia solar em casa
 
Segundo o arquiteto Gilberto Guedes, “a instalação desses equipamentos completa o plano de acessibilidade para todas as edificações existentes, de forma integrada a um sistema de rampas de acesso, permitindo a visitação de um público bem mais abrangente, ao eliminar barreiras restritivas à locomoção. Além disso, essa instituição se transforma numa referência de equipamento cultural acessível numa das praias mais frequentadas e turísticas de João Pessoa”, detalhou Gilberto.
 
O presidente da FCJA, Fernando Moura, considera a reforma e o retorno das atividades presenciais como uma extensão dos serviços prestados ao público, restritos pela pandemia. “A volta da visitação é parte essencial da missão institucional, em salvaguardar, promover e partilhar conhecimento. O retorno do público, dentro dos protocolos sanitários adequados, nos estimula e acena para uma ansiada e gradativa normalidade, segura, consciente e repleta de perspectivas”, destaca.

Matéria alterada às 10h47 para correção sobre as datas de reabertura, conforme havia sido divulgado pela Secom-PB e posteriormente corrigido pela mesma secretaria.

Fonte: Secom-PB.

Compartilhe: