Geral -
Prefeitura de João Pessoa inicia cadastro das principais espécies arbóreas da cidade
Termômetro da Política
Compartilhe:
Primeira etapa do projeto terá plantio de 84 mudas de árvores (Foto: Divulgação/PMJP)

Um projeto que deverá tornar a cidade com muito mais áreas verdes foi lançado nesta quinta-feira (5) pelo prefeito Cícero Lucena (PP), no Parque Solon de Lucena. O projeto “Árvores da Cidade” está cadastrando as principais espécies arbóreas, com a identificação das plantas por meio de uma imagem gerada como um código (qrcode) que pode ser lido por meio de um smartphone. No lançamento aconteceu em parceria com a Associação Brasileira Cannabis Esperança (Abrace), foi feito o plantio de um ipê, na frente da sede da Abrace, no Parque Solon de Lucena.

O prefeito Cícero Lucena destacou que o objetivo é fazer com que João Pessoa volte a ser conhecida pelo seu verde. “Este programa permite ter informações e monitoramento de cada árvore da cidade. Isso vem acompanhado de nossa ação de arborização, onde cada rua calçada ganha também o plantio de mudas que são adotadas pelos moradores. São ações que apontam para a proteção do meio ambiente e para uma cidade que promove o bem-estar da população”, afirmou.

Veja também
Hugo Motta foi o único deputado paraibano a favor da privatização dos Correios

Além do plantio do ipê, os técnicos da Semam plantaram, na Lagoa, mudas de sibipiruna, pau ferro e pau brasil. Cada uma das espécies recebeu a tag com o qrcode. Quem quiser informações sobre as árvores direciona o leitor de qrcode do celular para a tag que está no tronco e automaticamente será direcionado para um link com informações sobre a espécie. No link, o cidadão poderá checar o nome científico e popular da árvore, a origem e os cuidados com o plantio. Quem tem celular no modelo smartphone pode baixar gratuitamente aplicativos de leitura de qrcodes.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o plantio na Lagoa dá início ao processo de identificação das principais espécies arbóreas. “As plantas estão sendo identificadas com qrcodes, para que o cidadão tenha acesso às informações. Nós acreditamos que essa é uma ação de educação ambiental, pois quando o cidadão tem acesso à informação ele se sente responsável pelo nosso patrimônio ambiental”, destacou.

Luciano Lima, co-fundador da Abrace, destacou que a parceria com a Prefeitura de João Pessoa é extremamente importante. “Vamos plantar 20 mil mudas em vários estados e aqui em João Pessoa serão mil mudas. Para cada pessoa, para cada vida atendida e beneficiada pela Abrace, estamos plantando uma muda de árvore”, observou.

Locais

Nessa primeira etapa do projeto serão plantadas 84 mudas de árvores nativas nos seguintes locais: Praça do Caju e Praça Desembargador Osias Nacre Gomes, no Bessa; Praça dos Motoristas, em Jaguaribe; Parque Solon de Lucena, no Centro; Praça da Paz, nos Bancários; Praça do Coqueiral, em Mangabeira; Praça Solon de Lucena, no Geisel; Praça Chateaubriand Arnaud, em Manaíra; Praça João Brasil de Mesquita, no Miramar e Praça Rivaldo Oliveira, no Grotão.

Fonte: PMJP.

Compartilhe: