Geral -
Laboratório do Governo da Paraíba realizará sequenciamento genético do novo coronavírus
Termômetro da Política
Compartilhe:
Amostras analisadas pelo Lacen-PB não precisarão ser mais enviadas para os laboratórios de referência fora do estado (Foto: Ricardo Puppe/SES/Governo da Paraíba)

A Paraíba investe em tecnologia para identificação de sequenciamento genético. Um novo equipamento será instalado no Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB), nos próximos meses, com o intuito de manter a vigilância e as estratégias de enfrentamento do novo coronavírus no estado. Com este investimento, as amostras analisadas pelo laboratório paraibano não precisarão ser mais enviadas para os laboratórios de referência no Rio de Janeiro (RJ) e no Pará (PA). O equipamento pode identificar geneticamente outros micro-organismos, além do vírus SARS-CoV-2.

O novo equipamento para sequenciamento genético e o treinamento da equipe técnica do Lacen serão disponibilizados pelo Ministério da Saúde. O Governo do Estado irá viabilizar a estrutura física e outros equipamentos para dar ainda mais agilidade nas análises das amostras, que contribuem para as estratégias de prevenção e vigilância das variantes que circulam na Paraíba.  O investimento, que contará com recursos próprios do Tesouro Estadual e do Ministério, gira em torno de R$ 1,5 milhão.

Veja também
Privatização dos Correios é aprovada na Câmara dos Deputados

De acordo como secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, a equipe do Lacen receberá uma capacitação em bioinformática para desenvolver as pesquisas no banco genômico. “A previsão é de que até dezembro estejamos em pleno funcionamento com este equipamento que vem dar um realce na questão do sequenciamento de amostras covid-19, que passarão a ser realizadas todas na Paraíba. As equipes já receberão o treinamento em setembro e a compra do equipamento deve ser finalizada no mês de outubro”, adiantou o secretário. 

O secretário reforça que nem toda amostra é elegível ao sequenciamento. “Esta é uma metodologia para vigilância laboratório e não para diagnóstico e acompanhamento clínico”, observou. O exame RTPCR é a metodologia padrão ouro adotada no diagnóstico. Para o sequenciamento é necessário seguir alguns critérios epidemiológicos sinalizados pela vigilância estadual e técnicos, definidos após a realização do RTPCR para SARS-CoV-2, como a carga viral e os  indicadores de amplificação que a amostra apresenta.

Variantes da covid-19 na Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde tem mantido uma rotina de envio semanal de amostras a fim de conhecer o panorama das linhagens que circulam no Estado. Até o momento, já foram sequenciadas 233 amostras das 12 regiões de saúde. Neste mapeamento a variante predominante no Estado é a Gama (P.1), identificada inicialmente em Manaus.  No entanto, no último lote de resultados de sequenciamentos recebido em 15 de junho, identificou-se pela primeira vez no Estado uma amostra da variante Alpha – B.1.1.7 (20I/501Y.V1), que inicialmente foi detectada no Reino Unido, designada como VOC, em 18 de dezembro 2020.  O caso se trata de um jovem, sexo masculino, 19 anos, residente em João Pessoa, sem histórico de viagem e com sintomas em 23 de março, com evolução de cura. Na dispersão das variantes no Estado, observa-se uma concentração de casos na primeira macro.

Fonte: Secom-PB

Compartilhe: