Cultura -
Plataforma exibe cinema paraibano em festival on-line e gratuito
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Sete longas-metragens e 17 curtas já estão disponíveis na plataforma de streaming Belas Artes à La Carte (Foto: Divulgação/Petra Belas Artes)

Cinema paraibano de graça e “à la carte”. Esta é a proposta da mostra “O Novíssimo Cinema da Paraíba”, que terá na programação sete longas-metragens e 17 curtas, além de rodas de conversa sobre os filmes e o mercado cinematográfico do estado. O evento acontece na plataforma de streaming Belas Artes à La Carte, de forma gratuita, entre os dias de 5 e 18 de Agosto.

Clique aqui para acessar a mostra O Novíssimo Cinema da Paraíba

O evento é resultado de uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a empresa Belas Artes Grupo. Entre os destaques do festival estão “A República da Selva”, de Manoel Fernandes Neto, “Cabidela’s Bar”, um curta de Tadeu de Brito, os premiados “Sol e Alegria”, de Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira e participação de Ney Matogrosso, “Rebento”, de André Morais e “Faixa de Gaza”, de Lúcio César.

“A mostra será composta pelos filmes realizados nos últimos anos fomentados pelo Edital Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual e tem o objetivo de difundir e debater o cinema que vem sendo realizado por paraibanos, criando assim um panorama da cinematografia paraibana dos últimos anos”, afirmou o chefe da Divisão de Audiovisual da Funjope, Paulo Roberto de Souza Júnior.

Confira a programação paralela no YouTube e a lista dos longas-metragens:

Programação de longas-metragens

1. A república da selva

Brasil, 2016, 1h21min, 16 anos

Direção: Manoel Fernandes Neto

2. Sol alegria

Brasil, 2018, 90 minutos, Ficção, 18 anos

Direção: Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira

3. Ambiente familiar

Brasil, 2018, 93min, Ficção, Livre

Direção:Torquato Joel

4. Beiço de estrada

Brasil, 2018, 105min, Ficção, 16 anos

Direção: Eliézer Rolim

5. Jackson – Na batida do Pandeiro

Brasil, 2019, 1h39min, Documentário, Livre

Direção: Marcus Villar e Cacá Teixeira

6. Rebento

Brasil, 2018, 1h37, Ficção, 12 anos

Direção: André Morais

7. Seu amor de volta (mesmo que ele não queira)

Brasil, 2019, 81 minutos, Documentário, 18 anos

Direção: Bertrand Lira

Programação paralela no Youtube

Link para Youtube

  • Roda de Conversa, 10 de Agosto, às 19h – “O Novíssimo Cinema da Paraíba”, com Torquato Joel, Bertrand Lira, Tavinho Teixeira, Eliezer Rolim e André Morais.
  • Roda de Conversa, 11 de agosto, às 19h – O Mercado de Cinema na Paraíba”, Manoel Fernandes, Rodolpho de Barros, Lúcio César, Oto Cabral e Odécio Antônio.
Compartilhe: