Política -
Vereador propõe criar Calendário Psicossocial Multiprofissional para acompanhamento de estudantes
Termômetro da Política
Compartilhe:
Matéria de autoria de Marmuthe Cavalcanti visa a supervisionar a saúde mental de crianças e adolescentes (Foto: Juliana Santos/CMJP)

O vereador Marmuthe Cavalcanti (PSL) propôs a criação de um Calendário Psicossocial Multidisciplinar para acompanhar a saúde mental das crianças e adolescentes nos âmbitos da rede de ensino, assistência social e saúde básica. O parlamentar defendeu o Projeto de Lei de sua autoria, que intitula de Lei Lucas Santos, durante pronunciamento na sessão desta quinta-feira (12), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

De acordo com PL apresentado, o Calendário Psicossocial deve reunir uma equipe multiprofissional com o objetivo de melhorar a qualidade de vida; auxiliar a superação de traumas ou entraves psicológicos; facilitar a interação social e convívio coletivo; fortalecer vínculos familiares e comunitários; fomentar o autoconhecimento e controle para que se evite o desenvolvimento de doenças da psiquê.

Veja também
ALPB aprova Lei Lucas Santos para garantir combate ao ciberbullying na Paraíba

“Este PL homenageia Lucas Santos, adolescente que teve sua vida ceifada a partir de criminosos que disseminam o ódio e usam a internet para desestabilizar pessoas consideradas vulneráveis. Percebemos o quão essas crianças estão adoecendo com a busca frenética por curtidas e visualizações. Elas precisam de atenção redobrada”, explicou Marmuthe citando o filho da cantora Walkyria Santos, de 16 anos, encontrado morto em casa no dia 3 de agosto, após sofrer ataques nas redes sociais.

Segundo o parlamentar, o projeto trata de modo educativo e preventivo com profissionais do quadro da Prefeitura Municipal, como psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, pedagogos, que possam acompanhar o comportamento dos alunos e trazer a discussão para dentro das escolas. “Já era para existir essa atenção de forma mais precisa, presente e rotineira. Sabemos o quanto nossas crianças estão cada vez mais envolvidas no mundo virtual e sofrendo ataques por esses meios. Enquanto não há punição dos criminosos, todo o apoio psicológico é necessário”, enfatizou.

O líder da bancada da situação na Casa, vereador Bruno Farias (Cidadania), enfatizou o compromisso com a celeridade na tramitação da matéria na Casa e posicionou-se favorável ao projeto. “Foi um fato que chocou o país e merece atenção dos parlamentos. Vossa Excelência foi quem primeiro deu entrada em termos legais para tratar do drama contemporâneo de crianças que sofrem com esses ataques criminosos que acontecem na internet”, afirmou.

Fonte: CMJP.

Compartilhe:
Palavras-chave
cmjpmarmuthe