Geral -
Prefeito acompanha vacinação contra covid-19 e João Pessoa deve atingir 94% do público-alvo com ao menos uma dose
Termômetro da Política
Compartilhe:
Até as 10h deste sábado, 750 mil pessoas haviam sido vacinadas na capital (Foto: Divulgação/PMJP)

A aplicação da primeira dose contra a covid-19 para as pessoas com 18 anos ou mais começou neste sábado (21), em 28 postos por toda a cidade, e foi acompanhada de perto pelo prefeito Cícero Lucena (PP) durante a manhã. A expectativa da Prefeitura de João Pessoa é que até o final do dia 530,4 mil pessoas tenham recebido a primeira dose, o que representa 94% da população acima dessa faixa etária.

O planejamento inicial da Prefeitura era de que toda a população maior de idade fosse vacinada até o final de agosto, marca que está sendo alcançada com quase dez dias de antecedência. “Fico feliz por estar tendo essa oportunidade e confio que vamos voltar às condições normais para trabalhar, se divertir, que é tudo o que desejamos. As equipes estão cansadas, mas animadas, esperançosas. É a demonstração da nossa vontade de fazer”, afirmou o prefeito.

Veja também
Covid-19: Cabedelo vacina adolescentes acima de 12 anos com deficiência permanente ou comorbidade

De acordo com o gestor, a partir de agora a meta é continuar a aplicação da segunda dose e a expectativa pela vacinação dos adolescentes acima de 12 anos. “Temos o planejamento de iniciar uma busca ativa por meio dos cadastros nos postos de saúde para garantir a aplicação da D2 [segunda dose] naqueles que não apareceram dentro do prazo”, informou.

O prefeito visitou os postos nas escolas Seráfico da Nóbrega, em Tambaú; Violeta Formiga, em Mandacaru; Tenente Lucena, em Mangabeira; e no ginásio Ivan Cantisani, em Tambiá. Ele ainda passou pelos postos do Shopping Mangabeira e do Santuário Mãe Rainha, sempre conversando com profissionais de saúde e com a população.

Samira Hellen, de 18 anos, procurou agendar sua aplicação logo nos primeiros minutos. “Esperei muito e quando chegou minha vez, corri pra agendar. Era um momento muito esperado e por isso fico muito feliz de agora estar vacinada”, afirmou.

Ingrid Feitosa, de 21, também comemorou. “Estava ansiosa e agora aliviada. A pandemia tem ficado menor depois da vacina e eu queria tomar a minha, principalmente por ter criança em casa comigo”, contou.

A vacinação continua até as 15h nos postos para pedestres e até as 23h nos postos do tipo drive-thru. Até as 10h deste sábado, 750 mil pessoas haviam sido vacinadas na capital. Até o final do dia deverão ser 774,5 mil.

Documentação

Para receber a primeira dose da vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa.

Transporte gratuito

As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina podem utilizar os serviços gratuitos do aplicativo 99, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa. Para garantir o acesso ao serviço, o cidadão deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa.

Solidariedade

Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Vacina Sábado (21):

Primeira dose para o público 18+
Ginásios (9h às 15h)
Distrito Sanitário I
– ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas)
– Escola Municipal Dom José Maria Pires (Oitizeiro)
– Escola Municipal Professor Oscar de Castro (Cruz das Armas)
– Escola Municipal Duarte da Silveira (Costa e Silva)

Distrito Sanitário II
– Escola Municipal Francisco Pereira da Nóbrega (Cristo Redentor)
– Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato Batista (Gramame)
– Escola Municipal Leônidas Santiago (Varjão)
– Escola Municipal Darcy Ribeiro (Funcionários II)

Distrito Sanitário III
– Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)
– Escola Municipal Radegundes Feitosa (José Américo)
– Escola Professor Afonso Pereira da Silva (Cidade Verde II)
– Escola Dom Helder (Valentina)

Distrito Sanitário IV
– Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)
– Escola Municipal Violeta Formiga (Mandacaru)
– IFPB (Jaguaribe)

  • Escola Augusto Crispim (Bairro dos Ipês)
    -Lyceu Paraibano (Centro)

Distrito Sanitário V
– Escola Municipal Leonel Brizola (Tambauzinho)
– Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)
– Escola Municipal Cônego Mathias Freire (Torre)
– ECIT Presidente João Goulart (Castelo Branco)
– Escola Municipal Olivio Ribeiro Campos (Bancários)
– Clube Cabo Branco (Miramar)

  • Clube da Pessoa Idosa (Altiplano)

DRIVE-THRU D1 – 10h às 23h

  • Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)
  • UFPB, acesso pelo HU (Castelo Branco)
  • Mangabeira Shopping (também pedestre)
  • Unipe( Água Fria)

Fonte: PMJP.

Compartilhe: