Geral -
João Pessoa começa a vacinar contra a covid-19 adolescentes com deficiência entre 12 e 17 anos
Termômetro da Política
Compartilhe:
Prefeitura também volta a aplicar primeira dose para público geral acima de 18 anos (Foto: Dayse Euzébio/PMJP)

Dando sequência à campanha de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de João Pessoa inicia a imunização com primeira dose de adolescentes com deficiência, nesta terça-feira (24). Além disso, volta a aplicar a D1 na população 18+ e a dose de reforço para quem tomou a Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer.

Para os adolescentes com deficiência, a vacinação será realizada entre 8h e 12h, em cinco postos. Já para o público 18+, a imunização poderá ser feita em cinco ginásios, das 8h às 12h, além de dois postos do tipo drive-thru, das 8h às 15h. A vacinação com a D2 será em cinco ginásios, também das 8h às 12h.

Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Este grupo inclui pessoas com: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Documentação exigida

A deficiência deverá ser preferencialmente comprovada por meio de qualquer documento, desde que atenda ao conceito de deficiência permanente adotado nesta estratégia, podendo ser: laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência; ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência. Caso não haja um documento comprobatório, será possível a vacinação a partir da autodeclaração do indivíduo. Nesta ocasião, o indivíduo deverá ser informado quanto ao crime de falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal).

Para receber a primeira dose da vacina, o público 18+ sem comorbidade deve apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2, precisa apenas do cartão de vacinação e de um documento com foto.

Agendamento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta sobre a necessidade do agendamento, que pode ser feito através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com isso, o cidadão assegura ser vacinado no local indicado, com agilidade e todos os cuidados sanitários necessários. O público com deficiência não precisa realizar o agendamento.

Dúvidas

Quem tiver algum problema para realizar o cadastro ou agendamento, pode tirar dúvidas pelo e-mail vacinajp@gmail.com ou telefone 9.8600-4815 (8h às 17h).

Transporte gratuito

As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina podem utilizar os serviços gratuitos do aplicativo 99, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa. Para garantir o acesso ao serviço, o cidadão deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa.

Solidariedade

Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Confira os pontos de vacinação desta terça-feira (24)

PRIMEIRA DOSE
Pessoas com deficiência 12+ (8h às 12h)
– Instituto dos Cegos da Paraíba (Bairro dos Estados)
– Centro Helena Holanda (Pedro Gondim)
– Associação Pestalozzi da Paraíba (Cristo Redentor)
– Apae (Bancários)
– Funad (Pedro Gondim)

Público 18+ sem comorbidades
Ginásios (8h às 12h)
– ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas)
– Escola Francisco Pereira da Nóbrega (Cristo Redentor)
– Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)
– IFPB (Jaguaribe)
– Escola Leonel Brizola (Tambauzinho)
Drive-thru (8h às 15h)
– Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)
– Mangabeira Shopping (também pedestres)

SEGUNDA DOSE
Coronavac – Butantan (8h às 12h)
– Lyceu (Centro)

Astrazeneca (8h às 12h)
– FIEP (Trincheiras)
– Escola Darcy Ribeiro (Funcionários II)

Pfizer (8h às 12h)
– Escola Seráfico da Nóbrega (Tambaú)
Drive-Thru
– UFPB, acesso pelo HU (Castelo Branco)

Fonte: PMJP

Compartilhe: