Política -
Projeto de Wilson Filho abre caminho para aportes internacionais nos moldes do Fundo Amazônia
Termômetro da Política
Compartilhe:
Conforme a proposta de Wilson Filho, as nações, entidades, multinacionais e demais empresas que apoiarem o Fundo Sertão receberão créditos de carbono (Foto: Divulgação)

A vegetação da Paraíba se caracteriza basicamente pela caatinga, e a degradação tem sido uma ameaça crescente. O deputado estadual Wilson Filho (PTB) apresentou nesta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o Projeto de Indicação (PI 845/2021) que propõe a criação do “Fundo Sertão”, que tem o objetivo de estimular ações para o monitoramento, conservação e recuperação do bioma no território paraibano, nos mesmos moldes de abertura para recebimento de investimentos internacionais de grande porte do Fundo Amazônia.

Conforme a proposta, as nações, entidades, multinacionais e demais empresas que apoiarem o projeto do Fundo Sertão serão beneficiadas com incentivos por meio de créditos de carbono, uma espécie de certificado internacional emitido como pagamento pelo comprometimento com a redução do efeito estufa e o aquecimento global.

Veja também
Governadores buscarão diálogo com Presidência, Congresso e Supremo

“Nossa ideia é incentivar o desenvolvimento econômico e combate à pobreza nas regiões distantes dos grandes centros, nas áreas onde a caatinga prevalece. Isso irá contribuir para a preservação do nosso bioma, essencial para a redução do processo de desertificação. Dessa forma, o Governo deve gerar incentivos para que nações e empresas comprometidas com o meio ambiente contribuam para as ações de conservação da caatinga”, afirmou Wilson Filho.

O “Fundo Sertão é similar ao Fundo Amazônia que já existe na região Norte e que já integra 102 projetos de ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado no início deste mês, mostra que boa parte do Nordeste já tem enfrentado secas mais intensas e temperaturas mais altas e o desmatamento das áreas de caatinga está contribuindo para agravar a desertificação. A Paraíba já é o segundo estado do país mais impactado pela desertificação, com uma área de 27,7% de sua área atingida, segundo a Universidade Federal de Alagoas que monitora o semiárido desde o ano de 2012.

Global Citizen

A proposta apresentada pelo deputado estadual Wilson Filho é compatível com a pauta do Global Citizen Live, um evento em defesa do planeta e contra a pobreza. Nesta terça-feira (23), a banda inglesa Coldplay enviou uma mensagem direcionada a governadores do Brasil, entre eles o paraibano João Azevêdo (Cidadania), convocando para a participação no evento.

De acordo com Wilson Filho, a execução da proposta traria inúmeros benefícios para a preservação do meio ambiente e combate à pobreza na Paraíba, através de ações de desenvolvimento sustentável. “Esta é uma preocupação mundial diante das mudanças climáticas já vigentes e ações como o Fundo Sertão devem ser priorizadas. O processo de desertificação já é uma ameaça para as pessoas que residem nas áreas do Semiárido”, concluiu Wilson.

Fonte: assessoria de imprensa do deputado Wilson Filho

Compartilhe: