Geral -
Prefeitura de João Pessoa amplia Programa Municipal de Controle ao Tabagismo
Termômetro da Política
Compartilhe:
Programa foi ampliado de 6 para 20 unidades de atendimento (Foto: Divulgação/PMJP)

Neste dia 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Prefeitura de João Pessoa comemora a ampliação do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo de 6 para 20 unidades de atendimento, sendo a maior ampliação do programa desde de sua criação em 2006. O início das atividades nas novas unidades está previsto para o mês de setembro, com atendimento presencial, respeitando todos os protocolos de enfrentamento à pandemia de covid-19.

A chefe de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Saúde (SMS), Ana Aline de Oliveira, explica que as perspectivas de o vício do tabaco potencializar os efeitos da covid-19 levaram muitos fumantes a buscar ajuda para largar o cigarro. “Essa procura levou a Prefeitura de João Pessoa, com a visão de cuidar da gente, a ampliar o atendimento na nossa rede de saúde do município”.

Veja também
Prefeitura entrega kits alimentares a alunos de canoagem do projeto Campeões do Amanhã

A coordenadora do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo, Richele Franco, explica como funciona o Programa. “Nós formamos grupos de pessoas, que participam voluntariamente, com interesse de parar de fumar. A abordagem é cognitivo/comportamental e pode incluir o tratamento químico e medicamentoso, conforme necessidade individual”.

Maria das Graças Ferreira, operadora de máquinas, fuma há 35 anos. Começou aos 10 anos de idade com fumo de rolo. Ainda não conseguiu largar o vício, mas está trilhando esse caminho. “Quando entrei no programa fumava duas carteiras e parei de fumar, mas daí veio a pandemia e fiquei longe do meu filho. Fiquei muito ansiosa e voltei a fumar. Venho reduzindo. Fumava duas carteiras, diminui para uma e agora fumo uma carteira a cada dois dias”, comemora.

Maria das Graças trouxe a amiga Ednalva Lopes da Silva, 62 anos, para participar do Programa de Controle ao Tabagismo. Ednalva conta que começou a fumar aos 13 anos de idade e que parou a cerca de dez anos. Porém, a exposição contínua ao tabaco deixou suas marcas. “Fumava duas carteiras por dia e agora, mesmo após esse tempo todo, sinto cansaço e dores no corpo e fui orientada a procurar um pneumologista por isso aceitei participar do programa”.

Atendimento

Atualmente o tratamento está disponível nas Policlínicas da Rede Municipal localizadas em Mandacaru, Jaguaribe e Cristo Redentor, além nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) localizados no Rangel e em Tambauzinho.

Com a ampliação do Programa, o atendimento passa a ser feito, também, nas Policlínicas das Praias, de Mangabeira e nos Caps, incluindo, ainda, 11 Unidades de Saúde da Família (USFs)e o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado no bairro Cidade Universitária.

Cada unidade conta com uma equipe multiprofissional especializada, como médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, entre outros. Além de cessar o consumo do cigarro, o tratamento busca com que os participantes passem por um processo de reflexão, tomada de consciência e adoção de hábitos saudáveis no seu cotidiano.

Para a coordenadora, as probabilidades de fumantes serem mais vulneráveis ​​à covid-19 fez com que as equipes, juntamente com a coordenação do Programa, estabelecessem estratégias, ainda mais cuidadosas, para assegurar que o tratamento transcorrade maneira segura, atendendo aos protocolos de saúde diante da pandemia. “Em setembro voltaremos a ter atendimento presencial, mantendo todos os cuidados, tanto para os usuários, como para nossa equipe de profissionais”, disse.

Postos de atendimento:

Distrito Sanitário I:

Policlínica Municipal de Jaguaribe: R. Alberto de Brito, 413 – Jaguaribe

USF Cidade Verde: R. Cidade de Belém, S/N, Mumbaba (Cidade Verde)

USF Funcionários: Rua Ambrósio Vitorino Pontes, S/N, Oitizeiro (Funcionários)

USF Jardim Planalto: R. Engenheiro Ávidos, 805, Oitizeiro (Jd. Planalto)

Distrito Sanitário II:

Policlínica Municipal do Cristo: R. Olívia de Almeida Guerra S/N – Cristo Redentor

Caps Ad David Capistrano: R. José Soares, s/n Rangel

USF Qualidade de Vida: R. Bom Jesus, 583, Varjão (Rangel)

USF Estação Saúde: R. José Darci Ferreira, S/N, Ernesto Geisel

USF Grotão: R. Severino Bento de Morais, 13, Grotão

Distrito Sanitário III:

Policlínica Municipal de Mangabeira: R. Romário C. de Moraes, S/N, Mangabeira

USF Verdes Mares: R. José Eustáquio da Fonseca, S/N, Mangabeira

USF José Américo (integrada): R. Oselmar de Castro Barreto, S/N, José Américo

Distrito Sanitário IV:

Centro de Saúde Mandacaru: Av. Mascarenhas de Morais, s/n – Mandacaru

USF Alto do Céu Integrada: R. João de Brito Lima Moura, s/n – Alto do Céu

USF Roger (Integrada): R. Dezenove de Março, 598, Róger

Distrito Sanitário V:

Policlínica das Praias: Av. Senador Ruy Carneiro, 166 – Manaíra

Caps Jovem Cidadão: R. Safra Said Abel da Cunha, 326 – Tambauzinho

USF Santa Clara: R. Nevinha Raposo (R. Adolfo Maia), 53, Castelo Branco – 3214-7126 / 3211-6757 / 98645-7758

USF Bessa II: R. Napoleão Gomes Varela, S/N, Bessa – 3218-8002

Hospital Universitário – HU

Fonte: PMJP

Compartilhe:
Palavras-chave
pmjptabagismo