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Estudante da UFPB cria aplicativo para auxiliar disciplina de graduação
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Além do “Neuroshow”, o laboratório de pesquisa do Nesmep desenvolve outros instrumentos para avaliação neuropsicológica e psicopedagógica (Imagem: Reprodução/Play Store)

Os alunos do curso de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acabam de ganhar uma ferramenta que vai auxiliar nos estudos, ao menos de parte da graduação. A estudante Paloma Victória criou, em parceria com a professora Carla Minervino, um aplicativo (app) para auxiliar a disciplina de Neuropsicologia. O app “Neuroshow” viabiliza estudos referentes à ementa de maneira dinamizada e didática.

O app funciona como um banco de questões da disciplina, dividido entre as temáticas de acordo com as unidades da matéria. Nele, o usuário pode encontrar, além das perguntas, sugestões de vídeos e leituras sobre os assuntos definidos. O aplicativo ainda informa a respeito das pesquisas que foram e estão sendo realizadas no laboratório vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (Nesmep).

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Aluna do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFPB, realizado por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), Paloma também é monitora da disciplina de neuropsicologia. Ela pontuou que, ao longo dos últimos cinco meses, o projeto foi desenvolvido com as orientações essenciais da professora Carla Minervino e também com a ajuda de amigos com conhecimentos na área de software.

“Ao ingressar na monitoria, em meio à pandemia, eu percebi que, conforme a disciplina se tornava mais complexa, o pessoal passava a ficar desestimulado quanto à, semanalmente, responder formulários no GoogleForms. Em uma conversa com amigos, pensamos em possíveis formas de contornar essa situação para que o objetivo da fixação do conteúdo de um jeito mais didático e dinâmico fosse alcançado”, explicou a estudante sobre como surgiu a ideia do “Neuroshow”.

Paloma ressaltou a importância desse tipo de suporte didático para a fixação plena dos conteúdos estudados na neuropsicologia diante da complexidade da área. “Existe uma escassez de recursos didáticos acessíveis com esse propósito nos ambientes de educação. O aplicativo é importante e, possivelmente, transformador na vida dos estudantes que a ele tiverem acesso”, afirmou.

A orientadora do projeto, professora Carla Minervino, explicou que a neuropsicologia é, em geral, considerada uma disciplina com muito conteúdo a ser absorvido pelos estudantes e, com a interrupção das atividades práticas de visita ao laboratório devido ao período remoto, os alunos ficaram desestimulados. A discente destacou que o aplicativo representa mais um meio de interação para a estimulação do aprendizado.

Além do “Neuroshow”, o laboratório de pesquisa do Nesmep está desenvolvendo outros instrumentos para avaliação neuropsicológica e psicopedagógica que estão sendo preparados para versões em aplicativo. Alguns do projetos incluem a bateria BAFE-Inf para avaliação de memória de trabalho e flexibilidade cognitiva, a Tarefa Informatizada de Memória de Trabalho para Criança (Timtrac) e o teste de habilidades preditoras da leitura (THPL) para avaliação de consciência fonológica e memória de trabalho.

O app já se encontra disponível para download na PlayStore para aparelhos do sistema Android e, em breve, vai ser disponibilizado para iOS.

Fonte: UFPB

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