Cultura -
Crítico de cinema lista indicações de filmes compondo protesto contra Bolsonaro; confira
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:

Criatividade para dizer um “Fora Bolsonaro” não falta. O jornalista e crítico de cinema Renato Félix apostou em uma lista de indicações de filmes disponíveis em plataformas de streaming para deixar sua mensagem. Ele publicou a lista no seu perfil do Twitter com um protesto em formato acróstico, que é uma composição onde as primeiras letras de cada título compõem uma nova mensagem na vertical. No protesto do crítico, as letras formam um “FORA BOLSONARO”.

A lista é formada por filmes de diferentes décadas da história do cinema e variados gêneros, passeando entre os animes até os grandes clássicos. Ela também não economiza na variedade de streamings, possuindo produções disponíveis nas principais plataformas, como a HBO Max, Netflix, Disney Plus e GloboPlay.

Fantasia (1940)

Fantasia reúne grandes obras da música clássica com visuais extremamente criativos e originais. As seguintes composições fazem parte do filme: “Toccata e Fuga em Ré Menor”; “Suíte Quebra-Nozes”; “O Aprendiz de Feiticeiro”; “Sagração da Primavera”; “Sinfonia Pastoral”; “Dança das Horas”; “Noite no Monte Calvo”; e “Ave Maria”. (Disney Plus)

Os Intocáveis (1987)

Durante a Lei Seca nos Estados Unidos, o agente federal Eliot Ness tenta impedir o gângster de Chicago, Al Capone. Para evitar os efeitos da corrupção, cria uma pequena equipe cuidadosamente selecionada para ajudá-lo. (HBO Max)

Rashomon (1950)

A violação de uma noiva e o assassinato de seu marido samurai são lembrados desde a perspectiva de um bandido, da noiva, do fantasma do samurai e de um lenhador. (Belas Artes)

Akira (1988)

Um projeto militar põe em perigo a Tóquio, após uma explosão misteriosa em 1988, e obriga dois amigos a lutarem pela sobrevivência. (Netflix)

Bonnie & Clyde: Uma Rajada de Balas (1967)

A garçonete Bonnie Parker se apaixona por um ex-presidiário chamado Clyde Barrow e juntos iniciam uma onda de crimes violentos por todo o país, roubando carros e assaltando bancos. (HBO Max)

O Exterminador do Futuro 2: O julgamento final (1991)

Um ciborgue, idêntico àquele que não conseguiu matar Sarah Connor, deve agora proteger seu filho adolescente, John Connor, deste novo ciborgue mais avançado e poderoso. (Netflix)

Luzes da Cidade (1931)

Com a ajuda de um homem rico, bêbado e imprevisível, um vagabundo ingênuo que se apaixonou por uma florista cega tenta conseguir dinheiro para fornecer ajuda médica. (Telecine Play)

Superman – O Filme (1978)

Um órfão alienígena é enviado de seu planeta moribundo para a Terra, onde ele cresce e se torna o primeiro e maior super-herói de seu lar adotivo. (HBO Max)

Onde Começa o Inferno (1959)

Um xerife de uma pequena cidade no oeste dos Estados Unidos pede a ajuda de um bêbado e um jovem em seu esforço para prender o irmão do vilão local na cadeia. (HBO Max)

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)

O filme narra o encontro e posterior desencontro entre o comediante e intelectual Alvy Singer e a humilde Annie. Alvy Singer é um humorista judeu e divorciado, que faz análise há mais de dez anos. Ele acaba se apaixonando por Annie Hall, uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em pouco tempo, eles estão morando juntos, mas logo depois o casal começa a ter crises conjugais. (Telecine Play)

Aurora (1927)

Um homem pondera matar sua inocente esposa, mas é acometido pela culpa, e a mulher reage com horror quando suas intenções ficam claras. Enquanto isso, o marido que tenta levar adiante o plano é atormentado por uma sedutora mulher da cidade, que chega a assombrar os pensamentos do homem. (Belas Artes)

Rio, 40 Graus (1955)

Um semidocumentário sobre o povo carioca. A câmera acompanha meninos de uma favela na encosta que vendem amendoim em Copacabana, Pão de Açúcar e uma partida de futebol. Vários subenredos, envolvendo personagens que eles encontram ao longo do caminho, são intercalados. (Globoplay)

O Irlandês (2019)

Conhecido como “O Irlandês”, Frank Sheeran (Robert De Niro) é um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente. (Netflix)

Sobre Renato Félix

Renato Félix é jornalista formado pela UFPB, foi editor adjunto de cultura em A União, repórter do caderno de cultura do Jornal da Paraíba e editor do caderno de cultura do jornal Correio da Paraíba. Escreveu nas revistas Set e Mundo dos Super-Heróis; é colaborador da revista Preview e do site Universo HQ, além de editor da revista Artestúdio, sobre arquitetura e design. Membro da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine), é autor de textos nos livros “100 Melhores Filmes Brasileiros”, “Documentário Brasileiro: 100 Filmes Essenciais”, “Animação Brasileira — 100 Filmes Essenciais” e “Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil”. É também membro da Academia Paraibana de Cinema e colunista da CBN, desde 2020.

Com informações do IMDb

Compartilhe: