Geral -
Prefeitura firma parceria com Deca/Dexco e implanta projeto ‘Futebol de Rua pela Educação’
Termômetro da Política
Compartilhe:
Projeto irá beneficiar 80 crianças em João Pessoa (Foto: Divulgação/PMJP)

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), juntamente com a Secretária de Educação e Cultura (Sedec), América Castro, assinou na manhã desta sexta-feira (17) um termo de parceria com a empresa Deca/Dexco para a implantação do projeto “Futebol de Rua pela Educação”, na Rede Municipal de Ensino. O ato traz para a Capital uma iniciativa presente em 19 estados do país com o objetivo de formar cidadãos a partir do esporte.

“Isso representa a oportunidade de levar às nossas escolas mais uma ação de cidadania. Esta parceria vai garantir uma prática esportiva que ensina não apenas a fazer gol, mas também a ser um cidadão correto, com respeito ao próximo. Dessa forma estamos dando um passo além na garantia de uma boa educação e de uma boa formação pessoal”, declarou o prefeito Cícero Lucena.

Veja também
Tribunal de Contas aponta excesso de contratações temporárias em 130 prefeituras na Paraíba

Em João Pessoa o projeto irá funcionar na Escola Municipal Lynaldo Cavalcanti, no Bairro das Indústrias. A princípio, irão participar 80 crianças, sempre no contra turno das aulas. As atividades serão iniciadas já na próxima semana e acontecerão três vezes por semana no ginásio da escola.

O coordenador do Instituto Futebol de Rua, Eber Cristian Dartora, afirmou que o projeto alia esporte e educação. “Funciona dentro da escola pública e trabalha esporte na perspectiva do desenvolvimento humano e social, aliado a temas como combate ao racismo e comunicação não violenta. A ideia é também retomar a prática esportiva sem aquela reunificação, que é a brincadeira e a vivência da criança”, destacou.

A metodologia alia aulas de Formação Humana ao futebol no qual a regra número um é o Fair Play, onde o gol vale menos que o drible e os alunos são os árbitros de seus próprios jogos. Com isso, é estimulado o diálogo com conteúdo e o protagonismo em todos os momentos.

O coordenador da Divisão de Educação Física , Saúde e Esporte Escolar (Defise) da Secretaria de Educação, Theodan Stephenson, destacou o benefício para a comunidade escolar. “O projeto prevê a atuação em locais de alta vulnerabilidade e leva acompanhamento psicopedagógico e social que beneficia toda a comunidade”, afirmou.

Instituto

O Instituto Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba, e com núcleos em execução em 19 Estados do Brasil, que desde 2006 utiliza o esporte, a educação e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento humano.

O projeto “Futebol de Rua pela Educação” está em sua 10ª edição. A parceria da Deca/Dexco com a Prefeitura de João Pessoa acontece por meio da Lei de Incentivo ao Esporte que indicou a capital pessoense para receber de forma gratuita o Projeto.

Fonte: PMJP

Compartilhe: