Política -
Câmara dos Deputados vai debater situação dos presídios e combate à tortura no Brasil
Termômetro da Política
Compartilhe:
A situação carcerária é um dos temas que recebeu recomendações da ONU (Foto: Akira Onuma/Superintendência do Sistema Penitenciário-Pará)

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados vai promover uma audiência pública na quarta-feira (22) para debater o tema “Observatório RPU – Cárceres, prevenção e combate à tortura”. Entre os convidados para o debate está o deputado paraibano Frei Anastácio (PT-PB).

No final de 2019, a Câmara dos Deputados e o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos firmaram parceria para a criação de um Observatório Parlamentar no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), com o objetivo de monitorar as recomendações recebidas pelo Brasil no mecanismo de Revisão Periódica Universal (RPU).

Veja também
Wilson Santiago propõe suspensão do pagamento de parcelas do Fies por até 12 meses

A principal atividade do Observatório é o monitoramento dessas recomendações recebidas e aceitas pelo Brasil, por meio de análises técnicas e audiências públicas, a partir das quais serão elaborados relatórios temáticos a respeito do estágio de cumprimento das recomendações.

Um dos temas que recebeu recomendações diz respeito às condições dos cárceres, à prevenção e combate à tortura e ao sistema de justiça.

“O Observatório será o primeiro mecanismo do Poder Público para monitorar a efetividade das recomendações no Brasil.”, afirma o deputado Carlos Veras (PT-PE), que solicitou a realização do debate. O pedido foi subscrito pelos deputados Bira do Pindaré (PSB-MA), Erika Kokay (PT-DF), Frei Anastácio (PT-PB), Joênia Wapichana (Rede-RR), Padre João (PT-MG), Sâmia Bomfim (Psol-SP) e Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ).

Foram convidados para o debate:

  • o representante do Subcomitê de Prevenção da Tortura da ONU, Juan Pablo Vegas;
  • o relator especial da ONU sobre Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes, Nils Melzer;
  • o secretário Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Eduardo Melo;
  • o coordenador-geral de Cidadania e Alternativas Penais do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, Cristiano Tavares Torquato;
  • o juiz Auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça, Walter Godoy dos Santos Junior;
  • a defensora Pública Federal e coordenadora executiva da Unidade de Monitoramento e Fiscalização de decisões e deliberações da Corte Interamericana de Direitos Humanos (UMF/CNJ), Isabel Penido de Campos Machado; dentre outros. Confira aqui a lista completa de convidados e a pauta do debate.

A audiência pública será realizada às 14 horas, no plenário 13, e terá transmissão interativa pelo e-Democracia.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe: