ads
Política -
Fabiano Contarato acusa depoente da CPI da Pandemia de homofobia; denúncia será investigada pelo MPF
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Contarato (à direita) pediu que a Polícia Legislativa investigue o depoente por crime de homofobia (Foto: Agência Senado)

Com a voz trêmula de emoção, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) foi convidado pelo presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), a assumir a presidência da comissão parlamentar, hoje (30) pela manhã, a fim de iniciar um forte discurso. Contarato divulgou uma publicação homofóbica contra ele, que é casado com um homem e pai de dois filhos, feita pelo empresário bolsonarista e depoente Otávio Fakhoury.

“Orientação sexual não define caráter. A cor da pele não define caráter. Poder aquisitivo não define caráter”, disse Contarato, que continuou afirmando que um dos objetivos da Constituição é abolir qualquer tipo de discriminação. “A minha família não é pior do que a sua. A mesma certidão de casamento que o senhor tem, eu também tenho. O senhor não sabe a dor que eu sinto”.

O empresário Otávio Fakhoury é suspeito de financiar a divulgação de informações falsas sobre a pandemia. Ele admitiu que fez a publicação homofóbica e pediu desculpas para o senador e a todos que “se sentiram ofendidos”, definindo seu comentário como “infeliz”.

Veja também
Deputados aprovam projeto que regulamenta uso de inteligência artificial no Brasil; texto vai ao Senado

Durante seu discurso, Contarato pediu que a Polícia Legislativa investigue o empresário por crime de homofobia. Desde 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o crime de homofobia e transfobia deve ser enquadrado na Lei de Racismo (7716/89), com pena de até cinco anos de prisão se houver, por exemplo, a divulgação de mensagem preconceituosa em meios de comunicação, como redes sociais. O vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), encaminhou a denúncia para o Ministério Público Federal (MPF).

O senador Fabiano Contarato recebeu apoio de outros parlamentares que prestaram os sentimentos e se colocaram à disposição na luta contra a homofobia.

Assista a seguir à fala do senador na CPI da Pandemia:

Compartilhe: