Geral -
Robô monitora mudanças na legislação de agrotóxicos no Brasil e discute o uso de ‘venenos’ na alimentação
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Objetivo do robô é fortalecer o debate sobre uso, consumo e liberação de agrotóxicos no país (Imagem: Reprodução/Twitter/orobotox)

Apenas na última quinta-feira de setembro (29), 53 novos produtos agrotóxicos foram liberados pelo Governo Federal para uso no Brasil. O levantamento é feito pelo Robotox, um robô programado para publicar no Twitter todas as mudanças na legislação registradas no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o projeto, o Brasil possui quase 3,5 mil agrotóxicos comercializados e, desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), já foram aprovados 1.411 produtos, ou seja, um terço dos produtos vendidos hoje no país foram liberados nos últimos dois anos.

Veja também
Podcast 40 Graus: mil dias dos governos Jair Bolsonaro e João Azevêdo e a volta de Ricardo ao PT

Além de informar a mudança na legislação, o Robotox também cataloga a marca do produto, cidade-sede da empresa, nome comercial, classificação toxicológica e as culturas. O objetivo do robô é fortalecer o debate sobre uso, consumo e liberação de agrotóxicos no país, trazendo transparência para essa discussão.

O aumento da liberação de agrotóxicos impacta toda a população que passa a consumir mais produtos na sua alimentação e água contaminados. Outro grupo prejudicado são os agricultores, pecuaristas, trabalhadores da indústria de agrotóxicos e empresas desinsetizadoras que possuem contato direto e sofrem com os efeitos do agrotóxicos.

O projeto foi lançado em 2019 e é uma iniciativa das agências jornalísticas Repórter Brasil e Agência Pública.

Compartilhe:
Palavras-chave
agrotóxicostwitter