Cultura -
Consulta pública sobre a Lei Paulo Gustavo mobiliza redes bolsonaristas contra liberação de recursos para a Cultura
Termômetro da Política
Compartilhe:
Lei que carrega o nome do ator morto em decorrência da covid-19 visa garantir ações emergenciais voltadas ao setor cultural (Foto: Reprodução/Instagram)

Uma disputa intensa tem sido travada nas redes sociais digitais para determinar o apoio popular ao Projeto de Lei Complementar (PLC) n° 73, de 2021, a chamada Lei Paulo Gustavo, que tramita no Senado Federal. À disposição para votação por meio de consulta pública no portal e-Cidadania, a proposta vem sendo alvo das redes bolsonaristas, conclamadas para o voto contrário.

O projeto de autoria dos senadores Paulo Rocha (PT-PA), Humberto Costa (PT-PE), Jean Paul Prates (PT-RN), Paulo Paim (PT-RS) e Rogério Carvalho (PT-SE) visa garantir ações emergenciais voltadas ao setor cultural. Do lado do governo federal, a proposta é vista com maus olhos. O próprio secretário especial de Cultura, Mario Frias, faz campanha contra a iniciativa.

Clique aqui para votar na consulta pública do Senado Federal sobre a Lei Paulo Gustavo

Nas últimas horas, diversos grupos têm se mobilizado para votar contra e a favor ao projeto. A exemplo do secretário especial de Cultura, os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fazem campanha pelo voto “NÃO”, enquanto artistas e demais profissionais ligados ao setor cultural pedem o voto “SIM”.

Até as 16h59 desta segunda-feira (11), a enquete no portal e-Cidadania contabilizava 80.565 votos SIM e 115.386 votos NÃO.

O PLC 73/2021 homenageia o ator Paulo Gustavo, morto no dia 4 de maio, aos 42 anos, vítima da covid-19.

Compartilhe: