Geral -
Professora da UFPB conquista 1º lugar em prêmio com artigo sobre discriminações à fala feminina
Termômetro da Política
Compartilhe:
Prêmio Abralin busca reconhecer profissionais e estudantes que se destacaram e contribuíram de forma relevante na área das pesquisas linguísticas (Imagem: Divulgação)

A professora e pesquisadora Amanda Batista Braga, do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (DLPL) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling), ambos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), recebeu prêmio da Associação Brasileira de Linguística (Abralin) na categoria “Melhor artigo publicado na Revista Abralin”.

O trabalho intitulado “Discursos sobre a fala feminina no Brasil contemporâneo” foi publicado em coautoria com o Prof. Carlos Piovezani, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e analisou tanto o desrespeito em relação à fala feminina no Brasil, quanto a quem se contrapõe a essas depreciações sobre os discursos das mulheres. Os autores demonstraram que, apesar da resistência e das transformações históricas ocorridas na cultura ocidental, as discriminações da fala feminina se perpetuam até o presente.

O segundo lugar ficou com o Professor Danniel da Silva Carvalho, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o artigo intitulado “As genitálias da gramática”.

O prêmio possui sete categorias e foram premiados até dois participantes por categoria. São elas: Melhor Artigo publicado na Revista da Abralin, Joaquim Mattoso Câmara Jr, Dance Linguística, Apresentação de Trabalho – Sênior, Apresentação de Trabalho – Júnior, Tecnologia e Inovação em Pesquisas Linguísticas e Divulgação e Popularização da Ciência Linguística.

Veja também
Após troca de instituição, professores de universidades federais têm de voltar ao início da carreira, confirma STJ

Segundo Amanda Braga, esse prêmio é bastante relevante, pois se trata de uma Revista de alto nível, publicada por uma associação nacional e que tem reconhecida importância e visibilidade no âmbito dos estudos linguísticos.

“Como professores e pesquisadores, cientes de que o fomento à ciência e à educação são pré-requisitos para o desenvolvimento de qualquer país, estamos felizes com o reconhecimento de nosso trabalho e com a contribuição que ele pode representar às pesquisas da área”, afirmou a docente.

A premiação ocorreu no formato on-line. O Prêmio Abralin busca reconhecer profissionais e estudantes que se destacaram e contribuíram de forma relevante na área das pesquisas linguísticas. A premiação levou em consideração alguns critérios, entre eles, a relevância e atualidade do tema e acessibilidade da linguagem como forma de estimular a reflexão na área.

Fonte: UFPB

Compartilhe: