Geral -
Prefeitura de João Pessoa oferece assistência integral para o cuidado com a saúde das crianças
Termômetro da Política
Compartilhe:
Serviços garantem assistência integral, desde a atenção primária até a hospitalar (Foto: Ivomar Gomes/PMJP)

O cuidado com a saúde desde a fase infantil é fundamental para manter uma população saudável durante toda a vida. Em conformidade com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Saúde, dispõe de serviços que garantem uma assistência integral para o cuidado desse público, desde a atenção primária até a hospitalar, contando com a rede especializada.

“Uma rede de atenção à saúde bem estruturada permite que os cuidados possam ser ofertados de maneira humanizada, através da equidade e de um acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil, desde a sua concepção até a puberdade, para a promoção à saúde e prevenção de agravos, identificando, de acordo com a necessidade individual, situações de risco e buscando atuar de forma precoce nas intercorrências”, destaca a coordenadora da área técnica da Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Julienne Lima.

Veja também
Prefeitura de Campina Grande divulga edital de concurso público com 812 vagas

Os cuidados ofertados pela Prefeitura de João Pessoa começam desde o momento que a gravidez é descoberta com o atendimento das gestantes e a realização do pré-natal por meio das equipes de saúde da família (ESF), com a realização de ultrassonografias para acompanhamento fetal que acontece através da atenção especializada, além dos cuidados ofertados para casos de gravidez de risco, onde a mãe e o bebê recebem um acompanhamento especial no Instituto Cândida Vargas (ICV), desde o início da gestação até o parto e contando com um banco de leite, para os casos em que a mãe não consegue amamentar.

“A porta de entrada dos serviços de saúde é prioritariamente a atenção primária, nas unidades de saúde da família, através das 203 equipes de saúde da família, que ofertam os serviços básicos e se organizam para a continuidade da atenção, quando necessário e de forma articulada com outros pontos da rede. Em alguns casos, como os hospitais, o serviço funciona como porta aberta, o que permite ao usuário ser atendido diretamente sem necessidade de encaminhamento através da regulação”, explica Julienne Lima.

Na Atenção Básica, os serviços começam com a oferta do pré-natal às gestantes, além da realização do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil e incentivo ao aleitamento materno. Lá, as crianças também têm acesso aos atendimentos básicos com médicos, enfermeiros, dentistas, vacinação e outros.

Em casos de necessidade de atendimento especializado, os atendimentos acontecem através das Policlínicas Municipais, localizadas em Mandacaru, Jaguaribe, Cristo, Mangabeira e das Praias (Tambaú), que oferecem consultas reguladas em Pediatria, Reumatologia, Dermatologia, Fonoaudiologia, Neurologia, Cardiologia, Psiquiatria, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, entre outras. Através da Atenção Especializada, também é ofertado um atendimento odontológico especializado nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), localizados na Torre (atendendo urgências 24h), Mangabeira, Jaguaribe e Cristo.

Atendimento psicossocial para crianças

O município também disponibiliza do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps I – Cirandar) voltado para crianças com transtornos em saúde mental, contando com assistência em psiquiatria e psicologia. O Centro fica localizado no bairro do Roger e os atendimentos acontecem por demanda espontânea. Já no Bairro Pedro Gondim está localizado o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, para atendimento de crianças com deficiência.

No âmbito hospitalar, referência para a assistência infantil de urgência e emergência, tratamento clínico e cirurgias de pequeno porte, a Secretaria de Saúde dispõe do Hospital Infantil Municipal do Valentina, que conta com leitos de UTI, Enfermaria e Psiquiátrico. Já os casos de traumatologia, o Complexo Hospitalar Tarcísio Burity (Ortotrauma) conta com leitos para atendimento infantil.

Atualmente, a rede municipal possui um quantitativo de 140.730 crianças e adolescentes cadastradas na Atenção Básica da Rede. Uma dessas crianças atendidas pela rede é Mateus, de 7 anos. De acordo com a mãe, ele é atendido na Unidade de Saúde da Família Mandacaru IX desde pequeno.

“Quando bebê sempre trazia para vacinas e eventuais consultas, à medida que foi crescendo sempre que precisamos de alguma consulta buscamos aqui. Além das vacinas já tivemos o atendimento com médico, dentista e encaminhamento para especialistas como dermatologista para observar uma alergia na pele. Ficamos muito felizes em poder contar com uma assistência completa no serviço público”, comenta a mãe, Joana Santos.

De janeiro até o final de setembro deste ano, foram realizados cerca de 70 mil atendimentos apenas na Atenção Básica. As Policlínicas Municipais atenderam mais de 10 mil crianças, no mesmo período. No Caps I Cirandar são 596 crianças atendidas em tratamento, já o Hospital Valentina realizou 46.876 atendimentos e 1.663 internações. Também foram realizadas 81 cirurgias e 44.215 exames.

Fonte: PMJP

Compartilhe:
Palavras-chave
criançaspmjp