ads
Política -
Mudanças no Conselho do Ministério Público representam fim da impunidade, afirma Arthur Lira
Termômetro da Política
Compartilhe:
Lira disse que um dos objetivos da PEC é fazer com que a sociedade civil tenha maior participação no CNMP (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/21 é polêmica e tem mobilizado os Ministérios Públicos de todo o Brasil contra a mudança. Para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a PEC que muda a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), se for aprovada, pode representar “o fim da impunidade em um órgão muito forte”.

Segundo Lira, a proposta é polêmica e há muitas versões criadas por integrantes do Ministério Público. Lira disse que um dos objetivos da PEC é fazer com que a sociedade civil tenha maior participação no CNMP, pois ele não tem funcionado para punir seus membros. O texto pode ir a Plenário ainda nesta quarta-feira (13). As afirmações foram feitas em entrevista à Rádio CNN.

“São questões que serão decididas com transparência, mas sem versões, não é a PEC do ministro Gilmar Mendes, mas pode ser a PEC do fim da impunidade de um órgão muito forte. Hoje, nenhum membro do MP responde contra improbidade. É importante um conselho forte, com presença, para que tenhamos transparência”, disse Lira.

De acordo com o parecer preliminar do relator da PEC, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), o CNMP passa de 14 para 15 membros, dos quais 4 indicados ou eleitos pelo Legislativo.

O mandato continua a ser de dois anos, sendo permitida uma recondução, e o candidato precisa passar por sabatina no Senado Federal. A presidência do conselho permanece com o procurador-geral da República.

A PEC também atribui a corregedoria ao vice-presidente e determina o envio de projeto ao Congresso instituindo um código de ética para o Ministério Público.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe: