Política -
Veneziano critica medidas do governo Bolsonaro para a educação
Termômetro da Política
Compartilhe:
Veneziano ataca gestões de todos os ministros da Educação do governo Bolsonaro (Foto: Divulgação)

No Dia do Professor, comemorado nesta sexta-feira (15), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) homenageou todos os professores que, segundo o parlamentar, exercem a “profissão das profissões”. Veneziano lembra que somente na educação básica o Brasil tem 2,5 milhões de professores. Para ele é preciso refletir sobre as recentes medidas adotadas pelo governo federal que prejudicam a educação e os profissionais em sala de aula.

Veneziano citou o bloqueio de verbas das universidades e dos institutos federais e o contingenciamento de valores destinados ao pagamento de bolsas de estudo como ações que vão na contramão do que é esperado de um país que quer se desenvolver. O senador paraibano destaca que os cortes já atingiram a marca de R$ 1 bilhão e vêm ocorrendo desde os anos de 2019 e 2020, mas se ampliaram agora, com o orçamento de 2021.

Veja também
Supremo derruba lei que liberava venda de remédios para emagrecer

Neste sentido, o senador reforça seu compromisso nas lutas empreendidas em defesa do ensino público como um todo e lastima que essa bandeira de corte de verbas continue pelo governo federal, o que vem ocorrendo desde o início da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “Essa politica de desconstrução do ensino público teve início na gestão do ex-ministro da Educação, o colombiano Ricardo Vélez Rodríguez, passando por Abraham Weintraub, Carlos Alberto Decotelli e permanece com o atual ministro, Milton Ribeiro, que se dispõe a fazer esses cortes, ideologizando o tema da formação superior”, disse.

Veneziano defendeu que haja uma união de esforços em favor do ensino público de qualidade, em todos os níveis, com recursos suficientes para a manutenção dos três eixos basilares: ensino, pesquisa e extensão.

“O professor além de ser técnico proficiente que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento, forma também cidadãos e molda o comportamento de uma geração. Fica aqui meu compromisso com todos que exercem essa ‘profissão das profissões’”, disse o senador.

Fonte: Assessoria de imprensa do senador Veneziano Vital do Rêgo

Compartilhe: