Política -
Câmara de Campina Grande entrega medalhas a pesquisadores por trabalho na pandemia
Termômetro da Política
Compartilhe:
Entrega das medalhas em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na pandemia foi proposta pela vereadora Dona Fátima (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) realizou, na manhã dessa sexta-feira (15), uma Sessão Especial para entrega da Medalha de Honra ao Mérito ao Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e ao Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (Certbio), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), pelos projetos desenvolvidos durante a pandemia.

A sessão, proposta pela vereadora Dona Fátima (Podemos), foi realizada no Dia dos Professores e reuniu, além dos vereadores, pesquisadores das duas instituições e familiares dos homenageados.

Autora da Propositura aprovada por unanimidade pelos vereadores e vereadoras da Casa de Félix Araújo, Dona Fátima fez inicialmente um discurso para destacar a importância da homenagem e enaltecer os cientistas e pesquisadores da Rainha da Borborema.

Capacete para evitar intubação, ventilador pulmonar mecânico, máscara cirúrgica biodegradável, máscara de proteção, dispositivo de videolaringoscopia, em impressão 3D, que pode evitar o óbito, protetores faciais, são algumas das invenções desenvolvidas pelos cientistas que atuam em Campina Grande.

Veja também
Podcast 40 Graus: Mudança no Conselho Nacional do Ministério Público e reflexo do ICMS nos preços dos combustíveis

Em seu pronunciamento, ela lembrou que a pandemia da covid-19 impôs grandes desafios à saúde pública e especialmente às instituições de ensino superior que tiveram que se reinventar para superar a crise sanitária provocada pelo vírus.

A Medalha de Honra ao Mérito, conforme destacou a parlamentar, é um reconhecimento e valorização aos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores dos dois órgãos para auxiliar os profissionais de saúde da Paraíba no enfrentamento da pandemia da covid-19 e ajudar os pacientes no tratamento da doença.,

Ela enfatizou que os pesquisadores e cientistas do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde e do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste realizaram um trabalho extraordinário e de excelência durante a pandemia e que ajudou a salvar vidas, o que confirma o potencial de Campina Grande, como polo tecnológico.

“Em meio a essa batalha pela vida, os pesquisadores da Paraíba recorreram à ciência e à tecnologia para desenvolverem várias ideias voltadas para a proteção dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia e auxiliar no tratamento”, destacou

Dona Fátima lembrou que somente o Nutes desenvolveu 9 projetos ligados diretamente ao combate ao vírus, usando a ciência, a engenharia, a tecnologia e a inteligência para amenizar os dados da crise sanitária.

Certbio

Em relação ao Certbio, a equipe de pesquisadores chefiados pelo professor Marcus Vinícius Lia Fook desenvolveu vários projetos, com destaque para uma Máscara Cirúrgica utilizando um material capaz de reter o vírus da covid-19 e matá-lo. A máscara é descartável, mas tem durabilidade segura de até 24 horas seguidas de uso. Como todos sabemos, além da vacina, a máscara ainda é o meio mais eficaz para conter a disseminação do novo coronavírus.

“A Medalha de Honra ao Mérito que esta Casa aprovou por unanimidade é  um reconhecimento e valorização aos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores dos dois órgãos para auxiliar os profissionais de saúde da Paraíba no enfrentamento da pandemia da covid-19 e ajudar os pacientes no tratamento da doença”, destacou.

Após o pronunciamento, Dona Fátima assumiu a condução dos trabalhos, sendo secretariada pela vereadora Jô Oliveira (PCdoB). Alguns vereadores presentes na sessão, a exemplo do presidente da Casa, o vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos), destacou a importância da iniciativa.

Cientistas agradecem reconhecimento

Na Tribuna, o coordenador-geral do Nutes, professor Misael Morais, fez um discurso emocionante, e agradeceu a sensibilidade da vereadora em enxergar a importância dos projetos desenvolvidos na UEPB nesta pandemia. Ele também fez um relato dos trabalhos desenvolvidos pelo Nutes na área de tecnologia.

“Feliz  e agradecido pelo reconhecimento por meio da propositura da vereadora Dona Fátima. Isso nos motiva ainda mais para o Nutes continuar trabalhando para impactar de forma positiva na vida das pessoas unindo tecnologia e saúde”, comentou o professor Misael Morais.

O diretor do Certbio, o professor Marcos Vinicius Lia Fook, também agradeceu a vereadora pela iniciativa e fez uma breve apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório da UFCG. Outros professores também fizeram uso da tribuna, a exemplo do professor Mário Eduardo Moreira Cavalcanti Mata, vice-Reitor da UFCG.

“Ficamos muito felizes e agradecidos. Um gesto como este nos motiva muito. Agradecemos a vereadora. Uma homenagem como essa aumenta a nossa responsabilidade. Saímos com o compromisso renovado de procurar fazer melhor” disse o professor Marcos.

A Medalha de Honra ao Mérito foi entregue pela vereadora Dona Fátima ao professor Misael Elias de Morais, pelo Nutes, e Marcos Vinícius, do Certbio. Foram entregues ainda certificados aos pesquisadores Ketinlly Yasmyne Nascimento Martins, Coordenadora do Laboratório de tecnologia 3D do Nutes e Eduardo Jorge Valadares Oliveira – Coordenador da Unidade Médicos (UFDM) do mesmo núcleo; e Taynah Pereira Galdino, Raid Icaro Rached Farias e  Kleilton Oliveira Santos, pesquisadores do Certbio.

Fonte: Assessoria de imprensa da vereadora Dona Fátima

Compartilhe: