Política -
ADUFPB questiona volta de professores universitários sem vacinação obrigatória
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Presidente da ADUFPB aponta equívocos na portaria publicada pelo reitor da UFPB (Foto: Divulgação/ADUFPB)

De acordo com uma portaria publicada na última sexta-feira (15) pela Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), estaria estabelecido o retorno “seguro” para a carga horária integral presencial de todos os servidores da universidade, incluindo os professores da instituição que ocupam cargos administrativos. A medida não exige que eles comprovem a vacinação contra covid-19, o que é considerado uma falha e é motivo de crítica pela Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (ADUFPB).

A ADUFPB avalia que o documento possui vários “equívocos” que podem colocar em risco a segurança dos profissionais. “Primeiramente, a portaria não trata de uma coisa fundamental para a retomada das atividades de forma segura: a obrigatoriedade da vacina”, afirmou o presidente da associação, Fernando Cunha.

Veja também
Paraíba não registra óbito por covid-19 em intervalo de 24 horas pela primeira vez em 580 dias

O presidente também questionou o retorno integral da carga horária de trabalho, que segundo a Instrução Normativa n°90, publicada pelo Ministério da Economia, o retorno das atividades presenciais para servidores federais deve ser feito de forma gradual. A portaria publicada pela UFPB determina o retorno de todos os servidores até o dia 29 de outubro.

Fernando Cunha também informou que a Diretoria Executiva da associação deve se reunir para discutir a portaria e realizar novos encaminhamentos ainda nesta segunda-feira (18). Segundo Cunha, diretores de Centro da UFPB estão se organizando para convocar um Consuni Extraordinário, do qual o sindicato participará, para tratar do retorno estabelecido pela Reitoria.

Com informações da ADUFPB.

Compartilhe:
Palavras-chave
adufpbufpb