Eleições -
Sob força de liminar, Karla Pimentel segue no comando da Prefeitura de Conde mesmo após ter sido cassada
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Prefeita Karla Pimentel continua à frente do Poder Executivo no município de Conde (Foto: Reprodução/Instagram)

O juiz Márcio Maranhão Brasilino da Silva, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), suspendeu a decisão que cassou a chapa da prefeita Karla Pimentel (PROS) e do vice Dedé Sales, entregando a prefeitura do Conde para Márcia Lucena (PT), ex-prefeita do município e o segundo lugar nas eleições de 2020. Agora, Karla deverá seguir o mandato até o julgamento do recurso eleitoral, ou até que seja derrubada a liminar.

O juiz relator do processo respondeu a um pedido de liminar proposto por Karla Pimentel e seu vice. A chapa entrou com um recurso eleitoral ontem (20) e aguarda análise da Justiça.

O magistrado considerou que a decisão da juíza da 3º Zona Eleitoral teve “diversas violações a preceitos constitucionais e legais”, destacando que a chapa foi eleita democraticamente e que passar a posse da prefeitura para o segundo colocado violava o artigo 224, § 3º, do Código Eleitoral, que afirma que independente do número de votos, as eleições devem ser anuladas se houver cassação do mandato. Além disso, ele enfatizou que a Corte Superior Eleitoral passou a entender que a alternância de poder, concedida por uma decisão de 1° grau, não é uma medida benéfica.

Entenda o caso

A juíza da 3ª Zona Eleitoral de Santa Rita decidiu pela cassação após entender que a chapa não declarou recursos provenientes da campanha eleitoral. O valor não constava na conta bancária, não havia recibos que comprovem o gasto e não foi declarado à Justiça Eleitoral. A chapa foi cassada por caixa dois, fraude e desvio de recursos públicos.

Veja também
Márcia Lucena deve reassumir Prefeitura de Conde após cassação da chapa de Karla Pimentel

Segundo o documento, houve a verificação que um pagamento de R$ 9.884,38, feito para empresas de impressão gráfica, não constava na conta corrente da campanha. “Concluindo-se, pois, que houve omissão de gastos eleitorais sem a respectiva fonte de recurso para seu pagamento”, afirmou o documento.

Com a decisão, a juíza determinou que a ex-prefeita Márcia Lucena reassumisse o cargo, por ter ficado em segundo lugar nas eleições.

Compartilhe: