Política -
Wilson Filho recolhe assinaturas de deputados em apoio ao Instituto Federal do Sertão para pressionar MEC
Termômetro da Política
Compartilhe:
Wilson Filho lembra que a luta pelo Instituto Federal do Sertão teve início em 2014 (Foto: Divulgação)

Após o anúncio do Ministério da Educação que excluiu o projeto de desmembramento do Instituto Federal da Paraíba e criaria o Instituto Federal do Sertão, o deputado estadual Wilson Filho (PTB) deu início a uma mobilização no âmbito da Assembleia Legislativa da Paraíba para pressionar o Governo Federal a reaver a decisão. O deputado está recolhendo assinaturas dos parlamentares em uma carta de apoio que será encaminhada ao ministro da Educação, Milton Ribeiro.

A ação do deputado estadual Wilson Filho vem somar forças junto ao deputado federal Wilson Santiago (PTB) que protocolou na tarde dessa quinta-feira (21) uma carta subscrita pelos 12 deputados federais e 3 senadores que compõem a bancada federal paraibana no Congresso Nacional.

Veja também
Wilson Santiago protocola carta ao ministro da Educação em prol do Instituto Federal do Sertão

Durante uma audiência pública realizada na Comissão de Finanças, Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados, ocorrida na última quarta-feira (20), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou a criação de apenas seis Institutos Federais de Ensino Superior (Ifes), deixando a Paraíba de fora após recusa da reitoria do IFPB que se posicionou contra o desmembramento que criaria o Instituto Federal do Sertão da Paraíba.

Wilson Filho lembrou que a luta pelo Instituto Federal do Sertão é antiga e teve início ainda em 2014. “Na época exercia o cargo de deputado federal e apresentei o projeto de lei. Em 2019, o deputado federal Wilson Santiago apresentou novamente. Chegou a hora de toda a classe política se unir em prol dessa causa e espero que a Assembleia Legislativa da Paraíba demonstre o seu apoio”, afirmou Wilson Filho.

Conforme o deputado estadual Wilson Filho, o Sertão paraibano agrega 83 municípios e a implantação do Instituto Federal da região irá melhorar a qualidade da gestão de ensino e pesquisa. “O IF do Sertão será essencial para ampliar as oportunidades para os estudantes da região e proporcionará o desenvolvimento de toda a região”, defendeu o deputado.

Atualmente o Instituto Federal da Paraíba conta com 21 campi e tem mais de 30 mil alunos. A proposta visa desmembrar do Instituto Federal da Paraíba que administrará 14 campi, enquanto que a nova reitoria do IFSPB administrará os campi de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel, Santa Luzia e Sousa, passando a compor o IFSPB.

Fonte: Assessoria de imprensa do deputado Wilson Filho

Compartilhe:
Palavras-chave
ifpbmecwilson filho