Cultura -
Após vencer o câncer de mama, Tiana transforma sua história em show de humor
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Show “Prazer e satisfação, eu sou Tiana” doará parte da renda para o tratamento de uma pessoa com câncer (Imagem: Divulgação)

“A desgraça vira graça”, disse Tiana Dantas, uma preparadora física que venceu o câncer de mama e transformou sua história em um show de comédia. Não que ela entenda a doença como uma desgraça, mas reflete que se encaixa bem no que ela pretende fazer. A comediante decidiu falar sobre o câncer de uma forma leve e bem-humorada, já que a descoberta da doença também marcou a busca e o resgate de uma Tiana alegre.

A preparadora física conta que sempre gostou de fazer graça. “Aos meus 15 anos, minha família fez uma reunião para eu deixar de ser ‘moleca’, vou fazer 50 e ainda não deixei de ser”. Foi percebendo esse talento para o humor que os amigos sugeriram que ela montasse um show de stand up comedy.

A ideia ficou guardada durante muito tempo, mas com a pandemia, veio também a vontade de inovar. Percebeu que não sabia cantar e não se considerava artista, mas queria fazer algo para poder ajudar financeiramente outras pessoas com câncer. Foi aí que a ideia levantada pelos amigos anos atrás ganhou força e forma.

Veja também
STF julga inconstitucionalidade na manutenção da Bíblia em escolas e bibliotecas públicas

Tiana diz que é sempre muito gratificante poder falar sobre o câncer de mama e levar informação para o público em geral. O objetivo é que o público possa conhecer melhor a doença e, com parte da renda arrecadada, poder ajudar outras pessoas com câncer. A comediante já realizou três shows on-line e agora caminha para participar da sua primeira apresentação presencial, nesta sexta (29), em uma casa noturna do bairro Portal do Sol, em João Pessoa.

A descoberta do câncer

Durante o banho, a preparadora física sentiu um caroço no seio, realizou a mamografia e uma ultrassonografia para descobrir que estava com câncer de mama. A certeza veio com a biópsia, no ano de 2017. Foi um ano inteiro em quimioterapia até ela descobrir que estava curada do câncer.

A rápida identificação da doença foi resultado do conhecimento sobre o próprio corpo, da observação e palpação da mama, além da busca pela mamografia. O Ministério da Saúde não recomenda o autoexame como uma prática suficiente para a identificação do câncer, mas é estimulado que as mulheres possam perceber alterações suspeitas através do toque e que elas realizem exames regularmente.

Quando Tiana descobriu o câncer, uma rede de mais de 300 amigos foi mobilizada para que ela não precisasse ter preocupações. “Só tive preocupação em estar viva”, relembra a comediante. Foram montados brechós e até shows com a renda destinada para o tratamento dela. Foi nesse período que ela começou a ajudar financeiramente outras pessoas com câncer.

O show “Prazer e satisfação, eu sou Tiana” doará parte da renda para o tratamento de uma pessoa com câncer. Para a comediante, o ato é muito gratificante, principalmente por já ter sentido como a doença se manifesta e como o tratamento pode ter períodos dolorosos, o que ela considera ainda pior se você não recebe ajuda ou não tem uma rede de acolhimento.

(Imagem: Divulgação)

Compartilhe:
Palavras-chave
câncer