Política -
Chef Cumpade João vai representar a Paraíba no Senado Federal em debate sobre turismo gastronômico
Termômetro da Política
Compartilhe:
Debate acontece em Brasília e será transmitido pelo canal da TV Senado no YouTube, a partir das 10h (Foto: Divulgação)

O chef de cozinha Cumpade João, de Campina Grande, vai representar a gastronomia paraibana em um evento que será transmitido pela TV Senado, na manhã desta quinta-feira (28). João irá ao Senado Federal, em Brasília, falar sobre turismo gastronômico.

O Ciclo de Internacionalização do Turismo Gastronômico e da Economia Criativa é promovido pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), e recebe convidados que promovem o desenvolvimento da região Nordeste, como o Cumpade João.

Para o chef paraibano, poder participar de um evento deste porte é um privilégio. “É com muita honra que vou até a capital federal. Vou debater sobre uma das coisas que mais amo fazer na vida, que é cozinhar. E falando da gastronomia da região mais linda do Brasil, defendendo a nossa pátria, nosso estado, o Nordeste”, comentou João.

Veja também
STJ obriga plano de saúde a custear medicamento à base de canabidiol

Cumpade João também reitera o valor de poder levar ao evento de alcance nacional a importância da gastronomia nordestina para o turismo brasileiro.

“Com muita satisfação, vou exaltar nossa gastronomia, tudo que a gente tem de bom e que fortalece diretamente o nosso turismo. Podem ter certeza que amanhã falarei com pulmões cheios o orgulho que tenho de ser nordestino”, conclui. Além do paraibano, estarão presentes a senadora Kátia Abreu (PP-TO), que é presidente da CRE; o secretário de Governança da Prefeitura de Maceió, Antônio Carvalho; o restaurador de obras de arte Flávio Capitulino; e o superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo Filho.

Cumpade João

Natural da Rainha da Borborema, Cumpade João carrega no peito a missão de manter acesa a chama da cultura nordestina: no forró e na cozinha. O seu templo sagrado é a Fazenda Olho D’Água, no distrito de Galante – Campina Grande, lugar onde comanda o restaurante Casa de Cumpade, famoso por oferecer a autêntica comida paraibana. É ainda anfitrião de dois prestigiados eventos na região: o Arraiá de Cumpade, que contribui há mais de 10 anos para a preservação e a valorização das tradições juninas; e o festival gastronômico Degustando o Brasil, que acontece em João Pessoa e Campina Grande.

Serviço

Evento: Ciclo de Internacionalização do Turismo Gastronômico e da Economia Criativa

Local: canal da TV Senado no YouTube

Data: 28 de outubro de 2021

Horário: 10h

Clique aqui para acessar diretamente a transmissão.

(Imagem: Reprodução/Twitter/Senadora Kátia Abreu)
Compartilhe: