Política -
Comissão da Câmara dos Deputados promove novo debate sobre financiamento do sistema de assistência social
Termômetro da Política
Compartilhe:
Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são custeados pelo Suas (Foto: Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas-RS)

A comissão especial criada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 383/17, que garante recursos mínimos para o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), realiza nova audiência pública sobre o assunto nesta quinta-feira (4), às 9 horas, no plenário 8.

A PEC 383 obriga a União a aplicar no mínimo 1% da receita corrente líquida prevista para o ano no Suas.

O autor da proposta, deputado Danilo Cabral (PSB-PE), afirma que 34 milhões de brasileiros vivem em situação de pobreza e que o Suas é essencial para o combate às desigualdades sociais. Segundo ele, o governo federal precisa recompor o orçamento do sistema de assistência social, que está defasado.

Veja também
Distrito Federal passa a flexibilizar uso de máscaras em ambientes abertos

O debate foi proposto pelos deputados Danilo Cabral (PSB-PE) e Túlio Gadêlha (PDT-PE).

“A grave crise da pandemia do novo coronavírus potencializou a necessidade do Suas, ao mesmo tempo que trouxe novos desafios para o setor e todos os trabalhadores nele envolvidos”, afirma Túlio Gadêlha.

“Em um contexto como esse, em que a pobreza e a exclusão social avançam em todo o País, o Suas deve ser alçado ao centro das políticas governamentais”, corrobora Cabral, que pediu ainda a realização de um seminário para discutir o assunto em Recife (PE).

Esse será o segundo seminário regional promovido pela comissão e será realizado na Assembleia Legislativa do estado a partir das 14 horas.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe: