Cultura -
Estudantes de João Pessoa são aprovados em processo seletivo para a Escola do Teatro Bolshoi
Termômetro da Política
Compartilhe:
Estudantes aprovados vão morar em Santa Catarina por oito anos sem custos para seus pais (Foto: Divulgação/PMJP)

Uma mistura de alegria e orgulho para pais e professores da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de João Pessoa. Das 20 crianças que estavam participando do processo seletivo para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC), cinco foram aprovadas nas seleções realizadas nessa sexta-feira (5) e sábado (6). Foram quatro meninos e uma menina que vão em busca da realização do sonho de se tornar bailarino profissional.

“É um momento de muita emoção para todos nós que acompanhamos de perto toda a dedicação das crianças e nos dedicamos nesse projeto, com todo o cuidado com as crianças e os processos nos mínimos detalhes. É muita satisfação esse resultado por todas as crianças. Hoje, somos só orgulho e colhemos o fruto de todo o trabalho, onde podemos oportunizar a nossas crianças estudar na melhor escola de dança do Brasil”, afirmou Fernanda Albuquerque, diretora do Departamento de Educação Física, Saúde e Desporto Escolar e coordenadora local do processo seletivo do Bolshoi em João Pessoa.

Veja também
Podcast 40 Graus: Universo Acadêmico e a PEC do Calote

Em 2022, as 5 crianças aprovadas pelo Ballet vão morar em Santa Catarina por oito anos sem qualquer custo para os pais. Isso é possível a partir do convênio firmado entre a Prefeitura de João Pessoa e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Além dos custos com moradia, a Prefeitura garante uma coordenadora de apoio durante todo o período da formação. Os bolsistas também recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar.

Processo seletivo

Concorrentes de 13 estados brasileiros participaram do processo seletivo. Na sexta, eles passaram pela avaliação médico-fisioterapêutica, onde profissionais fisioterapeutas, médicos e professores de Educação Física analisaram a postura, habilidades físicas, motoras, frequência cardíaca, percentual de massa corpórea, musculatura e articulações.

No sábado, foi avaliada a parte artística onde os alunos passaram por três provas: cognitiva, que foram analisadas as habilidades intelectuais da criança; musical, que analisou o ritmo e musicalidade; e a artística, que é formada por uma banca de avaliadores russos e brasileiros do Bolshoi, feita através de uma aula lúdica onde os alunos fazem movimentos de dança com articulações e força.

Ao todo, foram aprovadas 40 crianças de todo o Brasil, que iniciam na primeira série no início de 2022. O resultado final está publicado no site da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil www.escolabolshoi.com.br.

Companhia Municipal de Dança

Os 15 alunos que não foram aprovados no processo seletivo da Escola do Teatro Bolshoi serão acompanhados pela Companhia Municipal de Dança de João Pessoa. A criação da Companhia foi inspirada em uma experiência da própria administração Cícero Lucena, quando ele criou a parceria com o Ballet Bolshoi, que deu resultados para a dança na cidade de João Pessoa e para os jovens.

Fonte: PMJP

Compartilhe:
Palavras-chave
dançapmjp