Política -
Cícero libera emendas impositivas de 13 vereadores; verba será destinada a hospitais
Termômetro da Política
Compartilhe:
Ato do prefeito vai beneficiar os hospitais Padre Zé e São Vicente de Paula (Foto: Reprodução/PMJP)

O prefeito Cícero Lucena oficializou, na manhã desta segunda-feira (8), a liberação de mais de R$ 1,5 milhão em emendas impositivas apresentadas por 13 vereadores referentes ao ano de 2020. O ato vai beneficiar os hospitais Padre Zé e São Vicente de Paula.

“Estamos tomando uma atitude de respeito aos vereadores, que dentro das emendas impositivas podem destinar 50% para Saúde. A indicação foi feita ano passado para o orçamento deste ano e vamos cumprir”, declarou Cícero. O gestor explicou que algumas etapas burocráticas precisam ser cumpridas e por isso nem todas as emendas foram liberadas. “Poderíamos esperar para liberar todas juntas, mas sabemos da necessidade dessas instituições e resolvemos fazer isso imediatamente”, explicou.

O vice-prefeito Leo Bezerra, que foi vereador na última legislatura, destacou a luta sem sucesso para que a liberação fosse feita pela última gestão. “Era um sonho. Todos aqui sabem o quanto sofremos, as manobras que foram feitas para adiar esse pagamento. A partir de agora queremos não apenas liberar as emendas, mas trabalhar próximo aos vereadores, ofertando informações que permitam que as emendas tragam os valores e dados técnicos corretos. Um trabalho conjunto pelo bem da cidade, sem tratar a questão como um cavalo de batalha”, declarou.

Veja também
Mudanças na lei que prevê cotas para a população negra em concursos públicos avança na principal comissão da ALPB

As emendas foram apresentadas pelos vereadores Bosquinho, Tanilson Soares, Zezinho Botafogo, Bruno Farias, Chico do Sindicato e Damásio Franca. Completam a lista os parlamentares Dr. Luís Flávio, João Corujinha, João dos Santos, Raissa Lacerda, Humberto Pontes, Marcos Henriques e Thiago Lucena.

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho Dowsley, destacou a importância das instituições. “O prefeito demonstra muito compromisso pagando essas emendas e não tenho dúvidas de que este ato fortalece o Executivo e o Legislativo”, afirmou. A disposição de pagar as emendas, inclusive dos parlamentares que não estão mais na Câmara, foi elogiada pelo ex-vereador Humberto Pontes. “Mostra o respeito com os vereadores, incluindo aqueles sem mandato. Só temos a agradecer”, afirmou.

O diretor do Hospital Padre Zé, padre Egídio de Carvalho, destacou a atuação da unidade de saúde no atendimento de pacientes em João Pessoa, e que ao longo de sua história é ligada aos mais carentes. Ele também agradeceu ao prefeito Cícero Lucena, que cumpriu a palavra dada de liberar as emendas impositivas, esse auxílio importante aos hospitais filantrópicos da Capital que estão na linha de frente do atendimento aos pacientes mais carentes.

O superintendente do Hospital São Vicente de Paula, George Guedes Pereira, falou sobre o custo operacional elevado da instituição. “As tabelas do SUS muitas vezes estão congeladas há décadas e, para nós, sem esses recursos, seria impossível sobreviver e honrar nossos compromissos. Essas emendas vêm em momento muito importante, numa situação de pandemia em que o custo dos insumos praticamente triplicou, nossas despesas aumentaram e nossas receitas congelaram ou diminuíram”, declarou.

Estiveram presentes os secretários municipais da Comunicação, Marcos Vinícius; da Gestão Governamental, Diego Tavares; da Saúde, Fábio Rocha; e a executiva da Saúde, Rossana Sá.

Fonte: PMJP

Compartilhe:
Palavras-chave
cícero lucenapmjp