Geral -
Faepa reivindica ao Governo da Paraíba plano urgente de enfretamento da estiagem
Termômetro da Política
Compartilhe:
No ofício protocolado, Faepa pede linhas de financiamento para aquisição de ração e distribuição de bagaço da cana-de-açúcar (Foto: Jocélio Oliveira (Ascom Faepa/Senar-PB)

A Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) protocolou, nesta quarta-feira (10), um ofício no qual solicita à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do Estado que seja desenvolvido um plano de urgência para o enfrentamento da estiagem em benefício da pecuária paraibana.

No documento, a Federação sugere ao Governo do Estado a adoção de duas medidas: linhas de financiamento para aquisição de ração proteica (a exemplo do milho e torta de algodão), e distribuição de bagaço da cana-de-açúcar como contribuição de fibra para alimentação dos rebanhos.

Veja também
Governador vai a Brasília em busca de financiamento para modernizar a gestão fiscal do estado 

O documento destaca ainda que a seca vem reduzindo de forma expressiva a qualidade das pastagens, o que vem prejudicando a alimentação do rebanhado da cadeia leiteira, reduzindo a produção do seguimento.

Ainda de acordo com a Faepa, na cadeia da bovinocultura de corte, as pastagens mais secas vêm diminuindo a oferta de gado de pasto, assim como o aumento do custo com ração vem acarretando na redução de animais prontos para o abate, tencionando uma alta dos preços da carne.

A Federação tem acompanhado com atenção o efeito da atual estiagem junto ao setor produtivo e ao longo dos últimos meses tem realizado uma série de encontros com o poder público, para discutir estratégias de socorro aos produtores rurais paraibanos.

Fonte: Faepa

Compartilhe:
Palavras-chave
faepapecuária