Política -
Vereador de João Pessoa repudia Câmara Municipal de Campina Grande e sai em defesa da população LGBTQIA+
Termômetro da Política
Compartilhe:
Repúdio do vereador Junio Leandro se deu pela negativa de diálogo da Câmara de Campina Grande à comunidade LGBTQIA+ (Foto: Juliana Santos/CMJP)

A sessão desta quinta-feira (11) da Câmara Municipal de João Pessoa foi marcada por grave animosidade institucional entre Poderes Legislativos municipais. O vereador Junio Leandro (PDT) iniciou seu pronunciamento relatando repúdio à Câmara Municipal de Campina Grande por, segundo disse, não querer abrir debate de políticas públicas para a comunidade LGBTQIA+. “O vereador tem que legislar para todo mundo. Todo mundo paga imposto, IPTU, cumpre seu papel. Me solidarizo com essa população. Toda forma de amar o ser humano, para mim, é justa”, ressaltou.

Em seguida, o parlamentar abordou um projeto de sua autoria, que proíbe a cobrança para uso de campos de futebol, ginásios esportivos, praças e espaços públicos sob administração do Poder Público Municipal, destinados à prática de atividade física. Ele explicou que a especulação imobiliária tem tomado conta dos terrenos, em João Pessoa. O problema apontado por ele seria a consequente e crescente dificuldade de acessibilidade aos espaços por parte da população carente. No entanto, para ele, se trata de “uma demanda de todos os atletas, mas, principalmente, da periferia”, afirmou.

Veja também
Justiça da Paraíba referenda lei da ALPB e garante atendimento médico integral a autistas

“Entre ter gramado e diminuir o acesso, é melhor deixar no barro”, enfatizou lembrando que muitos não teriam condições de comprar chuteiras para jogar em espaços assim. O parlamentar entende que as comunidades carentes são as que mais precisam do benefício, tendo em vista que o esporte é uma forma de livrá-los das drogas e da criminalidade. “As pessoas que mais precisam estão sendo excluídas”, reforçou. Junio acredita que não há problemas em fazer doações, mas defende a não obrigatoriedade de se cobrar algo para que os espaços sejam utilizados.

Ele ainda parabenizou o trabalho que tem sido realizado pelo secretário de esportes, Kaio Márcio, e pediu a colaboração dos vereadores e da prefeitura: “Peço aos meus colegas que são desportistas, vamos referendar isso, para que não se cobre taxa para usar esses espaços públicos em João Pessoa, para que a população carente possa praticar a atividade e desviar a mente da criminalidade”.

Marcos Henriques (PT) também entende que o esporte auxilia no desenvolvimento das crianças e acredita que todo segmento tem que ter seu espaço. Ele lembrou que se deve discutir o assunto no Plano Diretor e acrescentou que haja manutenção, acolhimento e incentivo para que essas comunidades participem da discussão.

“Esporte é vida, disciplina, saúde, integração”, afirmou o Coronel Sobreira (MDB). Os vereadores Zezinho Botafogo (Cidadania) e Emano Santos (PV) também parabenizaram o projeto e salientaram a importância de relatos e diálogos.

Fonte: CMJP

Compartilhe:
Palavras-chave
cmjpjunio leandrolgbt