Geral -
Simpósio internacional reúne pesquisadores na UFPB para discutir o pensamento do sociólogo Jürgen Habermas
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
(Imagem: SôSobreira/Divulgação/Simpósio Internacional Jürgen Habermas)

Estudiosos e pesquisadores se mobilizam para a realização do I Simpósio Internacional Jurgen Habermas, um evento que irá discutir democracia, educação, direitos humanos e política através da perspectiva do filósofo e sociólogo alemão que dá nome ao encontro. Entre os dias 23 e 26 de novembro, o público pode participar de debates, lançamentos e conhecer o vencedor do Prêmio André Berten de Teses e Dissertações, tudo on-line.

A primeira edição do evento buscará discutir “Ações coletivas globais e mundos da vida locais em diálogo”, através do canal do YouTube da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências (RIEV). O simpósio é uma ação conjunta entre as universidades federais da Paraíba, Santa Catarina, Alagoas e a Universidade de Valência, na Espanha.

Veja também
PEC do Calote barra aumento salarial para servidores públicos, diz Lira

“Ao coordenar o Simpósio, a RIEV entende ser fundamental incentivar a divulgação de pesquisas, a valorização do trabalho de jovens pesquisadores e o desenvolvimento de novos estudos que venham contribuir para pensar o global e o local após o advento da pandemia. Estarão realizando conferências 34 experts no pensamento de Habermas e também teremos a divulgação de resultados de 24 pesquisas realizadas”, explica a organizadora do evento e professora, Edna Brennand.

Além de mesas temáticas, a conferência também trará a apresentação de trabalhos produzidos por pesquisadores e estudiosos que utilizaram dos estudos de Habermas. No dia 23 também ocorrerá a entrega do Prêmio André Berten de Teses e Dissertações, que será concedido para aqueles que produziram entre 2010 e 2020, nas áreas de Educação, Filosofia, Direito, Sociologia, Administração e Ciência da Informação, teses e dissertações com o pensamento do alemão.

O primeiro lugar será premiado com um intercâmbio acadêmico na Universidade de Valência, o segundo lugar receberá um tablet ou notebook, dependendo se o selecionado entregou tese ou dissertação, e os terceiros colocados ganharão um Kindle. A premiação é financiada pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba – SEECT/PB, Colégio Marista Pio X e pelo Instituto de Pesquisa e Extensão em Saúde Pública – INPES/BA.

O evento é gratuito e vai entregar certificado para aqueles que se inscreverem até o dia 20 de novembro. As inscrições podem ser feitas diretamente neste link.

Confira a programação completa aqui (https://simposiojurgenhabermas.com/programacao_geral/)

Com informações da assessoria de imprensa.

Compartilhe:
Palavras-chave
habermassimpósioufpb