Geral -
Universo Acadêmico passa a integrar rede do Termômetro da Política
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Com proposta inovadora, site tem como objetivo principal conectar a sociedade civil com o espaço acadêmico (Imagem: Reprodução)

O site Universo Acadêmico assumiu sua nova casa, em uma parceria com o Termômetro da Política, se tornando um produto veiculado no portal. O site promete continuar divulgando questões acadêmicas e a produção científica das instituições de ensino superior da Paraíba, com uma cobertura relevante para além dos estudantes, pesquisadores e professores, mas que também tem como objetivo principal conectar a sociedade civil com o espaço acadêmico.

“Na universidade, muita coisa é pesquisada e discutida, mas a sociedade civil não tem conhecimento do que está acontecendo e não tinha nenhuma mídia com essa abordagem, sentimos essa carência”, disse a jornalista e editora do Universo Acadêmico, Juliana Carneiro.

Veja também
Pesquisadora paraibana discute net-ativismo e crise política no mundo em seu novo livro

O ambiente acadêmico se mostra “hostil” para a sociedade civil, que muitas vezes desconhece o que está sendo produzido dentro das instituições de ensino superior e não ocupa um espaço que também é seu por direito. Juliana afirma que publicizar o que é feito e discutido dentro da academia se torna importante para democratizar esse espaço.

A jornalista ressalta que estamos vivendo um período onde há muita “fuga de cérebros”, com estudantes e pesquisadores migrando para outros países ou desistindo da carreira acadêmica. Para ela, isso está ligado diretamente com a falta de investimento e incentivo do governo federal e estadual, que acaba impossibilitando que essas pessoas se mantenham produzindo ciência.

A Universo Acadêmico surgiu em 2006, com o nome de Jornal Acadêmico, sendo veiculado principalmente com o objetivo de atingir o público universitário. Nessa época, a proposta era cobrir debates e eventos político-culturais que aconteciam na Universidade Federal da Paraíba. Segundo a jornalista, o objetivo sempre foi divulgar o que estava sendo discutido dentro das instituições de ensino superior e mostrar o universo científico que existe aqui na Paraíba.

Juliana Carneiro, editora do site Universo Acadêmico (Foto: Felipe Gesteira)

Jornalismo colaborativo

Segundo Juliana Carneiro, a parceria com o Termômetro da Política é encarada com muita alegria e empolgação, destacando a importância do trabalho colaborativo no jornalismo, uma estratégia que possibilita maior autonomia e o fortalecimento da imprensa.

Para Felipe Gesteira, editor do Termômetro da Política, a chegada da Universo Acadêmico eleva o conteúdo divulgado pelo portal, junto, também, ao Podcast 40 Graus. “Muito nos honra ter o conteúdo conduzido sob responsabilidade de uma profissional tão competente como Juliana Carneiro. Nesta conjunção, o Universo Acadêmico agrega qualidade ao nosso projeto”, celebra.

Compartilhe: