ads
Política -
Frei Anastácio alerta para liberação de mais 47 novos tipos de agrotóxicos no Brasil
Termômetro da Política
Compartilhe:
Para o deputado, Bolsonaro “escancarou as porteiras para a indústria do veneno e para o agronegócio” (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) alertou que Bolsonaro liberou mais 47 novos tipos de agrotóxicos no Brasil, nesta última semana. “Com esses novos registros, Bolsonaro já liberou para uso 1.329 novos tipos de veneno no Brasil. Desde 2016, depois do Golpe de Dilma, vimos um crescimento desenfreado de registros de novos de agrotóxicos e Bolsonaro vem a cada ano batendo seu próprio recorde”, alertou Frei Anastácio.

Frei Anastácio lembrou que um decreto implantado por Bolsonaro no mês passado irá piorar a situação do consumo de agrotóxicos no país. “Com o decreto 10.833/2021, Bolsonaro impôs o fim das principais barreiras que existem na legislação, para que se tenha um mínimo de controle sobre os agrotóxicos no país. Ele escancarou as porteiras para a indústria do veneno e para o agronegócio, sem se preocupar com a saúde do povo e do meio ambiente”, disse o deputado.

Veja também
STJ tranca ação penal por falta de confirmação de veracidade nas informações prestadas por delator

O parlamentar lembrou ainda que o uso desenfreado de agrotóxicos viola a Constituição Federal. “O consumo massivo desses venenos ferem o direito à vida, à saúde, ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e à alimentação adequada”, explicou.

Combate aos Agrotóxicos

O parlamentar destacou que como forma de tentar diminuir os impactos de agrotóxicos para a população, apresentou projeto de lei para criar o Dia Nacional de Combate ao Uso de Agrotóxicos. 

“Apresentamos o projeto de lei 2.196/2019, na Câmara Federal, que já foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal. Esperamos que essa lei seja promulgada para incentivar o consumo de produtos livres de agrotóxicos”, disse.

Fonte: Assessoria de imprensa do deputado Frei Anastácio

  

Compartilhe: