Geral -
Governo da Paraíba promove semana de mobilização do Censo da Pessoa com Deficiência
Termômetro da Política
Compartilhe:
Trabalho realizado na Semana de Mobilização cadastrou 4.035 pessoas (Foto: Divulgação/Secom-PB)

O Governo do Estado já realizou mais de 14 mil cadastros, no Censo Estadual da Pessoa com Deficiência. Durante esta semana, a ação, realizada por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), reforçou o trabalho de mobilização junto aos municípios. As equipes têm buscado a parceria das prefeituras visando atingir o maior número de pessoas com deficiência.
 
O Cadastro Estadual da Pessoa com Deficiência (Censo PcD) tem a finalidade de coletar e atualizar informações para subsidiar a implantação de políticas públicas nas diversas esferas do governo voltadas para esse segmento da população. O censo é destinado a pessoas com deficiências auditiva, física, visual, intelectual e com transtorno do espectro autista.
 
O trabalho foi intensificado nos últimos dias por ocasião da Semana de Mobilização, e cadastrou 4.035 pessoas, quando as equipes visitaram os municípios de Alcantil, São José dos Ramos e Juazeirinho. Nessa quinta-feira (2), Dia D de Cadastramento, foi a vez da cidade de Dona Inês, onde foram realizados 121 cadastros.     

Veja também
Supremo suspende julgamento que proíbe demissão de não vacinados
 
Na cidade de Dona Inês, além do Censo, foi proferida a palestra: “A Política da Pessoa com Deficiência no âmbito da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano”, a cargo da técnica de referência da Pessoa com Deficiência da Sedh, Emília Oliveira, e teve como público-alvo os profissionais que atuam na Política de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, cuidadores/responsáveis, contando também com a participação de pessoas com deficiência.   
 
Para a técnica, o trabalho do Censo tem uma boa adesão por parte dos municípios. “Dos 223 municípios, 212 estão realizando o Censo PcD tendo em vista que estão compreendendo que é uma resposta para eles mesmos, porque nem o próprio município muitas vezes possui dados. Considero a ação muito produtiva, e ainda, como um estreitamento do relacionamento Estado x Município, e com essa parceria fortalecemos os programas e ações já existentes, e de trazer para o município melhoria para o segmento da pessoa com deficiência”, declarou.   
 
“Estamos realizando a semana ‘D’ de Cadastramento do Censo da Pessoa com Deficiência, mas o Censo não tem data para acabar, ele ficará aberto. O que queremos é que o mais breve possível as pessoas com deficiência respondam esse censo para que possamos fazer a coleta de dados e já nos primeiros seis meses de 2022 utilizarmos os dados a fim de reforçar nossas políticas públicas para as pessoas com deficiência da Paraíba”, finalizou Emília Oliveira.  
 
Para realização do cadastro, é necessário acessar a página: paraiba.pb.gov.br/censo-pessoa-com-deficiencia-pb , e preencher o questionário que contém informações sobre dados pessoais, acessibilidade e condições de vida, devendo ser respondido apenas uma vez. Em caso de crianças, os pais ou responsáveis devem responder por elas. Já quem tiver dificuldades para acessar o conteúdo também poderá solicitar ajuda de outra pessoa para efetuar o cadastro.

Fonte: Secom-PB

Compartilhe: