Cultura -
Painel Funesc debate políticas de aparecimento das artes pretas
Termômetro da Política
Compartilhe:
Artista e professor da UFPB, Victor d´Olive é um dos convidados para o debate (Foto: Divulgação/Secom-PB)

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza nesta terça-feira (7), a partir das 19h, mais uma edição do ‘Painel Funesc’, cujo tema em debate será “A gente combinamos de não morrer: políticas de aparecimento das artes pretas”, mediado por Mariana Uchôa e com transmissão ao vivo pelo YouTube (youtube.com/TvFunesc). Os debatedores convidados são o artista e professor Victor d´Olive; a professora de Artes Cênicas Paula Quintino e o ator e graduando de teatro Thiago Reimberg.
 
Esse painel é organizado em parceria com o ‘Grupo de Pesquisa Cena Preta – Quilombo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)’, que expressa um espaço de valorização das ações desenvolvidas por artistas, educadores e educadoras pretas e pretos. Durante o encontro, o grupo vai compartilhar estratégias de enfrentamento ao racismo, estruturadas por meio de práticas artísticas e processos educacionais. Assim, de acordo com os organizadores, será proposto um posicionamento crítico em defesa das políticas de aparecimento das artes pretas e a favor das vidas e existências pretas.
 
O convidado Victor d’Olive é artista e pesquisador das artes da cena; professor do Departamento de Artes Cênicas e do Mestrado Profissional em Artes (ProfARTES), UFPB. É doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bacharel em Dança (UFRJ). Integra o Grupo de Trabalho ‘O Afro nas Artes Cênicas: performances afrodiaspóricas em uma perspectiva de descolonização’, da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) e é, ainda, co-fundador do Fórum de Artistas Pretas e Pretos da Paraíba. Lidera o ‘Grupo de Pesquisa Cena Preta – Quilombo’, no qual desenvolve investigações sobre o impacto das referencialidades hegemônicas na formação universitária em dança e coordena o projeto de extensão Coletivo de Dança Redemoinho/UFPB.

Veja também
Paraíba tem alta de 36,4% nos casos de feminicídios entre 2015 e 2020, revela CPI
 
Paula Quintino é professora de Artes Cênicas pela Prefeitura Municipal de Maceió (AL). É mestranda em Artes, pelo Programa de Mestrado Profissional em Artes – PROFARTES/UFPB e atualmente integra o ‘Grupo de Pesquisa Cena Preta – Quilombo (UFPB)’, desenvolvendo projetos de promoção à educação das relações étnico-raciais na Festa Literária de Marechal Deodoro (FILMAR).
 
Thiago Reimberg é ator e estudante do Curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal da Paraíba. Também integra o ‘Grupo de Pesquisa Cena Preta – Quilombo’. Atualmente, é aluno bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o projeto de pesquisa “A Carne mais barata do mercado é a carne negra: considerações sobre ensino de teatro, racismo e genocídio”.
 
A mediadora Mariana Uchôa é historiadora pela UFPB, pós-graduada em Naturologia/terapias Holísticas e pesquisadora no ‘Grupo Cosmover – Danças em Perspectivas Pluriepstêmicas’, da UFPB. Desde 2015, desenvolve a vivência ‘Dança Holística, fusão de danças e terapias integrativas’ e, como performer, manifesta desde 2016 a intervenção ‘CIU – Contato Improvisação Urbano’. Além disso, é cofundadora da Rede CSA Parahyba, formada por pessoas que se auto-organizam em economia solidária com os quilombos do Bonfim (Areia) e do Grilo (Riachão do Bacamarte). É artista e produtora cultural na Funesc, onde vem contribuindo nas áreas de dança, culturas populares e comunidades tradicionais indígenas, quilombolas e ciganas da Paraíba.
 
O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana. Os encontros acontecem sempre nas terças-feiras.  
 
Serviço:
 
Painel Funesc 
Terça-feira, 07/12/2021, às 19h 
Tema: “A gente combinamos de não morrer: políticas de aparecimento das artes pretas”
Convidados: Victor d´Olive (artista e professor); Paula Quintino (professora de Artes Cênicas) e Thiago Reimberg (ator e graduando de teatro).
Transmissão: TV Funesc (www.youtube.com/TvFunesc)
Mediadora: Mariana Uchôa (artista e produtora cultural)

Fonte: Secom-PB

Compartilhe: