Geral -
Secretarias de Saúde de JP e CG orientam população sobre síndromes gripais
Termômetro da Política
Compartilhe:
Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população procure atendimento na UPAs (Foto: Divulgação/PMJP)

O município de João Pessoa concentra todos os casos de Influenza notificados na Paraíba até dezembro e, com a descoberta da nova cepa, o serviço público de saúde observou o aumento da procura por atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população, a partir da identificação dos sintomas clássicos de gripe, procure as Unidades de Saúde da Família (USFs), policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e, em casos mais graves, o hospital.

Veja também
Campina Grande registra mais de 500 atendimentos de pacientes com sintomas gripais no fim de semana

A Prefeitura de Campina Grande também afirmou que identificou casos suspeitos para a Influenza A H3N2, sendo todos com sintoma gripal monitorados e submetidos a testes. A Secretaria Municipal de Saúde também alertou a população para que medidas de prevenção fossem redobradas. Os casos suspeitos de covid-19, mas com resultado negativo, também devem ser submetidos ao teste de Influenza. A população com sintomas gripais deve buscar atendimento nas unidades básicas de saúde, UPAs, no Hospital da Criança e Adolescente e no Hospital Pedro I.

As influenzas

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), existem três tipos de Influenza: A, B e C. Os dois primeiros provocam epidemias sazonais em diferentes partes do mundo, já o último é responsável por casos mais leves. O tipo A é dividido em dois subtipos, a A (H1N1) e A (H3N2). Apesar de serem diferentes geneticamente, todas elas possuem sintomas parecidos, como febre alta, tosse, garganta inflamada, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadigas.

A cepa Darwin, nomeada em referência a cidade que foi identificada pela primeira vez, é uma variante do tipo A (H3N2) e vem contribuindo para o aumento de casos de gripe no Brasil.

O vírus da Influenza apresenta comportamento sazonal e é normal o aumento do número de casos durante a temporada de chuvas, não sendo comum a explosão de infectados neste período do ano na Paraíba. A vacina da Influenza utilizada na Campanha Nacional de Vacinação 2021 também não oferece cobertura contra a nova cepa, a H3N2 Darwin, segundo nota informativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Quais os sintomas?

Os sintomas são parecidos com os da covid-19, como febre, dor de garganta, tosse, coriza e indisposição, apresentando maior perigo para crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

Circulação comunitária

Na semana passada, a SES confirmou a circulação comunitária do vírus Influenza A na Paraíba. O agravo é uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), na qual a pessoa pode apresentar febre, tosse, coriza e obstrução nasal. A Paraíba teve 17 casos notificados para doença, dos quais 13 foram confirmados para Influenza A com subtipagem para H3.

Colaborou Grace Vasconcelos

Compartilhe: