Geral -
Paciente retoma tratamento no Hospital Laureano e lamenta uso político de sua imagem
Termômetro da Política
Compartilhe:
Vice-prefeito Leo Bezerra visitou o Hospital Laureano nesta manhã e se reuniu com a direção da Fundação, com a Controladoria Geral da União e com o próprio paciente (Foto: Divulgação/PMJP)

O paciente Salomão do Nascimento Régis, de 32 anos, retomou o tratamento contra o câncer no Hospital Napoleão Laureano na manhã desta terça-feira (28). Ele se tornou conhecido nos últimos dias após ser erroneamente informado de que seu acompanhamento seria interrompido por falta de repasse de recursos pelo Município. Em conversa com o vice-prefeito Leo Bezerra (Cidadania) e a direção da Fundação Napoleão Laureano, Salomão lamentou o uso político da sua imagem e da sua doença.

“Como cidadão, me senti na obrigação de levar o caso à tona pelo desespero, mas me surpreendeu muito a rapidez com que tudo foi resolvido. Agradeço muito a todos que nos ajudaram e agora vou para minha última quimioterapia, para fazer o transplante e ficar curado. Agradeço muito a todos que colaboraram”, declarou o paciente que sofre com uma Leucemia Mieloide Aguda.

O prefeito Cícero Lucena (PP) destacou que a Prefeitura, assim que soube do ocorrido, procurou imediatamente entender o que tinha acontecido. “Houve um erro de comunicação, não por parte da Prefeitura, e mesmo aqueles que quiseram se aproveitar politicamente do sofrimento dos outros, estão vendo que a gestão agiu com responsabilidade. Nossa disposição é de cuidar das pessoas mesmo que haja alguns políticos que não queiram que isso aconteça. Está tudo esclarecido e vai ser continuado o tratamento de Salomão e de todos aqueles que tiverem a regulação do seu tratamento”, declarou.

Veja também
São Paulo libera vacina contra gripe para todas as faixas etárias

O vice-prefeito Leo Bezerra visitou o Hospital Laureano nesta manhã e se reuniu com a direção da Fundação, com a Controladoria Geral da União e com o próprio paciente. “A Prefeitura está tranquila pois tem certeza que todos os recursos foram encaminhados ao Hospital no tempo certo. Procuramos Salomão desde o primeiro momento para identificar o problema e nos prontificamos a resolver tudo”, afirmou.

Em nota conjunta divulgada (leia abaixo), a Prefeitura e o Hospital Laureano explicaram que jamais existiu por parte da prefeitura da capital, bem como da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), qualquer medida que pudesse impedir ou mesmo adiar o tratamento indicado para o paciente (quimioterapia). “Tampouco há entre os entes supracitados débitos relacionados a procedimentos que pudessem justificar a interrupção de serviços. O que aconteceu lamentavelmente foi uma falha de comunicação que levou o usuário a crer que seu tratamento poderia ser suspenso”, diz o texto. A nota ainda indica a necessidade de inclusão do paciente no Sistema de Regulação, o que já foi feito.

O presidente da Fundação Napoleão Laureano, Marcelo Pinheiro, destacou o encontro prévio com o prefeito Cícero Lucena. “As questões administrativas foram sanadas, inclusive com a pactuação de mais serviços, tornando a parceria mais abrangente e beneficiando ainda mais usuários. A situação foi selecionada e o Hospital agradece à Prefeitura pelo empenho na resolução”, afirmou.

O superintendente da CGU na Paraíba, Severino Queiroz, afirmou que o encontro serviu para resolver questões referentes à contratualização que vão beneficiar toda a população paraibana. “É um passo muito importante para que o paciente seja atendido e tenha seu tratamento de forma continuada para que seja curado”, declarou.

Confira a nota conjunta divulgada pela PMJP e pelo Hospital Napoleão Laureano:

Considerando apelo em vídeo, publicado nas redes sociais no último dia 26, pelo paciente Salomão do Nascimento Regis, portador de Leucemia Mieloide Aguda, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em conjunto com o Hospital Napoleão Laureano (HNL) vêm a público esclarecer que:

Jamais existiu por parte da prefeitura da capital, bem como da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), qualquer medida que pudesse impedir ou mesmo adiar o tratamento indicado para o paciente (quimioterapia). Tampouco há entre os entes supracitados débitos relacionados a procedimentos que pudessem justificar a interrupção de serviços. O que aconteceu lamentavelmente foi uma falha de comunicação que levou o usuário a crer que seu tratamento poderia ser suspenso. A SMS, em reunião convocada pelo Exmo. Sr. prefeito, Cícero Lucena e pelo vice-prefeito, Leo Bezerra, com a presença do Diretor Geral do HNL, Thiago Lins da Costa Almeida, do Diretor Presidente da Fundação Napoleão Laureano, Marcelo Pinheiro de Lucena Filho, do Diretor Técnico do HNL, Rodrigo Marmo da Costa e Souza, do presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM/PB), João Modesto Filho, da secretária de Saúde, Margareth Diniz, e do secretário executivo de Saúde, Luís Ferreira Filho, na tarde desta segunda-feira (27), mostraram a necessidade de inclusão do paciente no SISREG III (Sistema de Regulação). A Direção do HNL determinou auditoria interna para apurar os fatos.

Na ocasião foi assinado convenio com a inclusão e ampliação de serviços que serão disponibilizados para a população de Joao Pessoa já de imediato, ampliando o serviço de alta complexidade da rede SUS.

A Prefeitura esclarece ainda que o paciente Salomão do Nascimento Régis terá sua regulação feita nesta terça-feira (28) quando será imediatamente encaminhado para o Hospital Napoleão Laureano para prosseguir com seu tratamento.

Confiantes no pleno restabelecimento da saúde deste e de todos aqueles que enfrentam a luta contra o câncer, PMJP e HNL reafirmam seu compromisso de cuidar da saúde da população de maneira humana e solidária.

Fonte: PMJP

Compartilhe: